Mindelo, 10 Out (Inforpress) – O chefe do Estado Maior das Forças Armadas (CEMFA) preside no sábado, 11, à cerimónia de comemoração do 32.º aniversário da Guarda Costeira, que vai ser assinalado em São Vicente com um acto militar.
De acordo com nota enviada à Inforpress, o evento contará com a presença do CEMFA, António Duarte Monteiro, e ainda entidades civis e militares, locais e nacionais, que vão prestigiar a data de “relevante significado” institucional e histórico para a Guarda Costeira e para as Forças Armadas de Cabo Verde.
A Guarda Costeira de Cabo Verde foi criada em 1993 e o dia 11 de Outubro foi instituído para a celebração por ser a data de nascimento do seu patrono, o comandante Eduardo Silva Santos.
É a componente das Forças Armadas destinada à defesa e protecção dos interesses económicos do país no mar sob jurisdição nacional e ao apoio aéreo e naval às operações terrestres e anfíbias, de acordo com as suas missões específicas.
Tem como missões chaves o patrulhamento, fiscalização, vigilância e protecção dos mares nacionais, bem como apoiar em caso de busca e salvamento.
LN/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar