Santa Cruz: Feira de saúde leva serviços médicos gratuitos às comunidades e promove respeito à terceira idade

Inicio | Sociedade
Santa Cruz: Feira de saúde leva serviços médicos gratuitos às comunidades e promove respeito à terceira idade
04/10/25 - 06:16 pm

Santa Cruz, 04 Out (Inforpress) – A Delegação da Zona Sul realizou hoje, na localidade de Monte Negro, uma feira de saúde, com o objectivo de democratizar o acesso aos cuidados médicos e valorizar a população idosa.

Em declarações a imprensa, o delegado municipal da Zona Sul, João Ribeiro, explicou que a actividade surgiu para responder às dificuldades de acesso das comunidades mais dispersas e com menos recursos.

“Queremos que ninguém fique de fora em termos de saúde, porque é um direito fundamental. Trouxemos várias especialidades, desde nutricionistas, dentistas, clínicos-gerais, fisioterapeutas, psicólogos, até profissionais ligados ao exercício físico, que também contribui para o bem-estar”, destacou.

Por sua vez, o presidente da Associação Saúde na Comunidade, Nelson Costa, sublinhou que o evento, que está a decorrer sob o lema “Saúde para Todos: Viva Bem Zona Sul”, representa “um olhar especial para a terceira idade”, defendendo que o envelhecimento deve ser activo e saudável.

“Queremos promover uma mudança de comportamento para que as pessoas envelheçam com qualidade de vida e não com doença. Trouxemos rastreios de doenças crónicas e infecciosas, consultas, palestras e actividades de promoção da saúde, com atenção especial à população idosa”, afirmou.

Também o vice-presidente da Associação Instituto Nova Vida “INOVA”, Arfrânio Monteiro, defendeu que é preciso reforçar a saúde primária e preventiva, e defendeu que a mudança de estilo de vida ajuda na prevenção de doenças físicas e mentais.

A adesão das pessoas, conforme avançou, foi “boa”, com a maioria das queixas relacionadas com a obesidade.

Entre os beneficiários, Silvéria da Veiga disse que a iniciativa é “muito positiva”, porque, muitas vezes, “uma simples consulta no hospital leva muito tempo” e, para quem vive fora da cidade, o acesso torna-se ainda mais difícil.

Já Inácio Cabral afirmou ter saído da feira “mais esclarecido”, na feira aprendeu muitas coisas que não sabia, sobretudo, as relacionadas com o preservativo feminino, sublinhando que a iniciativa deve continuar.

A Câmara Municipal anunciou que pretende replicar a experiência nas 12 localidades da Zona Sul, com o objetivo de garantir maior equidade no acesso aos cuidados de saúde.

O evento, que contou a com a parceria da Camara Municipal, associações Saúde na Comunidade e INOVA proporcionou consultas gratuitas, acções de rastreio, aconselhamento e actividades físicas, reunindo nesta primeira edição cerca de uma centena de pessoas.

DV/MC

Inforpress/Fim

Partilhar