Sal Rei, 04 Set (Inforpress) – A Federação Cabo-Verdiana de Professores (FECAP) e o Sindicato dos Professores e Profissionais de Ensino Superior (SIPROFIS) iniciaram hoje, na Boa Vista, a Campanha Nacional pelo Aumento do Financiamento da Escola Pública, nas vésperas do Dia Mundial do Professor.
O evento, liderado por Abraão Borges, secretário-geral da FECAP e o SIPROFIS focaram-se na valorização docente e na urgência de correção de falhas administrativas no reenquadramento, apesar de reconhecer o aumento médio de 16% nos salários, no quadro do novo PCFR - Plano de Carreira, Funções e Remunerações.
O destaque da iniciativa foi o ensino pré-escolar, considerado o "alicerce" do sistema, com Abraão Borges a detalhar novos salários alcançados pelas monitoras com o PCFR, ou seja, 37 mil escudos para monitoras sem formação e 73 mil escudos para as que possuem formação.
Abraão Borges reiterou a necessidade de correção imediata de falhas administrativas, em que professores licenciados foram incorretamente reenquadrados em níveis inferiores, apelando ainda ao Governo para compensar o tempo de serviço dos docentes com mais de oito anos de carreira, sugerindo uma mudança de nível automática.
O sindicalista pediu a urgência no pagamento dos retroativos devidos e a publicação das listas do subsídio pela não redução da carga horária.
O testemunho de Eunice Soares, coordenadora do pré-escolar na Boa Vista desde 2018, confirmou o impacto positivo da informação, revelando que a maioria das monitoras não tinha conhecimento prévio detalhado sobre os seus direitos no novo PCFR.
"A informação foi recebida com muita alegria, entusiasmo, e estamos esperançosos em correr atrás dos nossos direitos", afirmou Eunice Soares.
A coordenadora sublinhou que a meta é agora mobilizar as monitoras sem formação para aderirem a programas de formação e incentivá-las a sindicalizar e "correr atrás dos seus direitos para ter um salário digno, para trabalhar com mais amor à profissão".
A Campanha pela Escola Pública, que na Boa Vista culminou com a colocação de um cartaz alusivo, seguirá pelas restantes ilhas com o objetivo de mobilizar a sociedade para um reforço orçamental urgente na educação pública.
MGL/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar