Dia Mundial dos Professores: SINDEP apela à valorização da classe docente e ao resgate do estatuto da carreira dos professores (c/áudio)

Inicio | Sociedade
Dia Mundial dos Professores: SINDEP apela à valorização da classe docente e ao resgate do estatuto da carreira dos professores (c/áudio)
04/10/25 - 12:54 pm

Cidade da Praia, 04 Out (Inforpress) – O presidente do Sindicato Nacional dos Professores (SINDEP), Jorge Cardoso, apelou hoje à valorização da classe docente e ao resgate do estatuto da carreira, considerando que os professores têm sido “altamente prejudicados” nos últimos anos.

Em entrevista à Inforpress, no âmbito do Dia Mundial dos Professores, que se assinala este domingo, 05 de Outubro, Jorge Cardoso dirigiu uma mensagem de encorajamento e reconhecimento a todos os profissionais da educação, sublinhando que, apesar das dificuldades, os docentes continuam firmes no compromisso com uma educação pública inclusiva e de qualidade.

“Cumprimento todas as professoras e professores cabo-verdianos e digo que, apesar do contexto difícil, continuamos firmes nas nossas decisões. Apelamos a todos os docentes para darem o seu máximo em prol de uma educação pública que reconheça e valorize a classe”, afirmou o presidente do SINDEP. 

Questionado sobre as condições de trabalho e a valorização profissional dos docentes, Jorge Cardoso disse que “há uma vasta lista de reclamações” e que os professores “foram altamente injustiçados” com a implementação do novo Plano de Cargos, Funções e Remuneraçõe (PCFR), o que, segundo ele, agravou o sentimento de desvalorização da classe.

“Os professores merecem mais. Precisamos de uma sociedade mais justa, com docentes devidamente qualificados, valorizados e motivados”, sublinhou.

Como principal prioridade do sindicato, Jorge Cardoso reforçou o “resgate do estatuto da carreira docente”, lembrando que “em 2025 o Governo retirou o estatuto da classe”, o que classificou como “grave”.

“Teremos de batalhar de forma conjunta para resgatar o estatuto da carreira dos professores. O estatuto é do pessoal docente, e estaremos brevemente a apresentar uma carta reivindicativa nesse sentido”, anunciou.

O presidente do SINDEP considerou ainda que a educação deve ser entendida como prioridade nacional e pediu união entre toda a comunidade educativa.

“Sem educação, nada feito. A educação deve unir-nos, não nos dividir. É preciso valorizarmos a docência, porque é através dela que o país pode desenvolver-se”, frisou.

O Dia Mundial dos Professores, celebrado a 05 de Outubro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura  ( UNESCO) em 1994 e tem como objectivo valorizar o papel dos docentes e reflectir sobre os desafios que enfrentam.

Em Cabo Verde, a data é também um momento de reivindicação por melhores condições de trabalho, valorização profissional e fortalecimento da educação pública.

KA/SR

Inforpress/Fim

Partilhar