Porto Novo: Equipa das ECV esperada no município no quadro da limpeza da estrada de Alto Mira

Inicio | Ambiente
Porto Novo: Equipa das ECV esperada no município no quadro da limpeza da estrada de Alto Mira
30/09/25 - 07:06 pm

Porto Novo, 30 Set (Inforpress) – Uma equipa técnica das Estradas de Cabo Verde (ECV) é esperada, nos próximos dias, no município do Porto Novo, em Santo Antão, no quadro das intervenções visando a limpeza da estrada de acesso a Alto Mira.

A informação foi avançada pela edil do Porto Novo, Elisa Pinheiro, durante um encontro com os operadores turísticos, que manifestaram a sua preocupação em relação à derrocada de rochas e queda de pedras na estrada de Alto Mira, situação que, alertaram, coloca em causa segurança dos turistas que procuram essa localidade.

Jorge Pires, operador turístico em Alto Mira, explicou que durante a época alta do turismo em Santo Antão, que arranca em Outubro, uma quantidade significativa de turistas visita Alto Mira, mas a situação dessa estrada pode gerar receios no seio dos visitantes.

“A época alta do turismo vai começar em Outubro e não se vislumbra quaisquer obras na estrada de Alto Mira”, avançou Jorge Pires.

A presidente da câmara municipal reconheceu essa “grande preocupação” dos operadores turísticos e da população de Alto Mira e disse ter garantias da ECV de que chegará, em breve, a Santo Antão uma equipa tendo em vista a limpeza dessa via, considerada a mais perigosa desta ilha.

“Eu acredito que as ECV vão fazer essa intervenção rapidamente”, sublinhou a autarca, que prometeu melhorias a nível do fornecimento de água e saneamento em Alto Mira.

A estrada de acesso a Alto Mira é considerada pelos habitantes como sendo a mais perigosa de Cabo Verde, dada a queda constante de rochas ao longo da via, que coloca, permanentemente, em risco a vida das pessoas.

Os moradores sugeriram a construção de uma estrada alternativa para essa zona, que ofereça toda a segurança aos veículos e às pessoas.

Amadeu Ramos, porta-voz dos moradores, informou que a comunidade de Alto Mira está muito preocupada com a situação da estrada e propôs ao Governo e à Câmara Municipal do Porto Novo a construção de uma via alternativa que ofereça condições de segurança às pessoas.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar