Boa Vista: Emoção e tradição marcam actuação de Nancy Vieira e Acácia Maior na Semana da Morna

Inicio | Cultura
Boa Vista: Emoção e tradição marcam actuação de Nancy Vieira e Acácia Maior na Semana da Morna
28/09/25 - 12:33 pm

Sal Rei, 28 Set (Inforpress) – A “aguardada e emocionante” actuação de Nancy Vieira e banda Acácia Maior no Festival de Mornas foi o ponto auge da VII Semana da Morna que homenageou o músico, ex-governante e combatente da liberdade da Pátria Herculano Vieira.

O evento, realizado na noite deste sábado, 27, na Praia D'Diante, Boa Vista, contou com a actuação de Nancy Vieira, filha do homenageado, acompanhada por Luís Firmino e Henrique Silva banda Acácia Maior.

O espectáculo foi marcado por uma forte carga emocional e um profundo reconhecimento cultural.

Nancy Vieira manifestou a “profunda emoção e gratidão” da família perante o reconhecimento prestado ao pai, que considera ser merecedor por tudo o que fez e trabalhou, sobretudo pelo homem que foi, afirmando que o seu exemplo é a maior e melhor herança que podia ter como filha.

A presença de familiares que viajaram para a ocasião, e o facto de a actuação ter ocorrido na ilha natal do pai, considerada terra da morna, onde passou todas as férias na sua infância, intensificaram o significado do momento para a artista, que afirmou que leva da Boa Vista uma "inspiração enorme" e prometeu voltar com novos projectos, reforçando o desejo de passar mais tempo na terra natal do pai.

Nancy Vieira destacou ainda a relevância de iniciativas como o “Morna na Escola”, realizadas durante a semana, para garantir a continuidade do legado cultural, ficou impressionada com o talento da nova geração, e apelou aos jovens que não se esqueçam e valorizem o género.

A banda Acácia Maior, em sua primeira actuação na ilha, comprovou o papel central da Boa Vista na cultura da morna.

Luís Firmino, da banda, afirmou que a ilha é o "Berço de Morna" onde "ouve-se morna, vive-se a morna" com naturalidade, pelo que a banda sentiu-se honrada por tocar para um "público que sabe o que é morna".

O seu colega Henrique Silva reforçou essa visão, descrevendo o espetáculo como "muito bom" e uma surpresa, destacando a qualidade dos artistas locais e a tradição que, a seu ver, “ali está bem enraizada”.

Os músicos da Acácia Maior enalteceram ainda a parceria com Nancy Vieira, descrevendo a colaboração na criação de "novas roupagens" para o género musical como um "grande orgulho, um grande desafio".

O Festival de Mornas, que encerrou as actividades, contou ainda com as actuações de diversos artistas da Boa Vista e outras ilhas, como Pedro Magala, Iolanda Brito, Danda, Kakoy, Débora, Juary, Calu, Deisy, Black e Noel Fortes, além das participações especiais de Lucy (Sal) e Jorge Tavares (Praia).

MGL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar