Lisboa, 26 Set (Inforpress) – O músico cabo-verdiano Humberto Ramos lançou hoje, em Lisboa (Portugal), uma colecção de quatro livros de compositores nacionais, no âmbito do seu projecto “Songbook”, com o objectivo de levar a música cabo-verdiana além-fronteiras.
Depois de ter editado em 2024 os livros com suas composições, de Jorge Tavares (Maio), Vuca Pinheiro (Brava) e Luís Rendall (São Vicente), hoje foi lançado no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), em Lisboa, mais quatro livros com composições dos artistas Teté Alhinho (São Vicente), Kim Alves (Santiago), Daniel Lobo (Fogo) e Tiolino (Boa Vista)
Em declarações à Inforpress, Humberto Ramos disse que contrariamente aos quatro primeiros, a nova colecção de quatro livros, ora lançados, tem um “sabor especial” por serem editados com financiamento do Programa de Ajuda Directa (PAD) do Governo da Austrália.
Conforme explicou cada livro tem 20 temas/composições, que contém letras e cifras e ainda partituras em formato Leadsheet (melodias com letras e cifras).
“A minha ideia com “Songbook” é levar a música cabo-verdiana além-fronteiras. Por isso, que fiz as transcrições das composições para que qualquer pessoa, em qualquer parte do mundo que sabe ler a música possa tocá-las em qualquer instrumento musical”, declarou o músico natural de São Vicente e residente há mais de 30 anos em Portugal.
Na ocasião, Humberto Ramos informou que, de momento, já foram lançados oito livros, mas lembrou que o referido projecto prevê numa primeira fase editar 20 livros de 20 compositores nacionais.
Paralelamente ao evento foi apresentado o PAD do Governo australiano, que apoia projectos de âmbito cultural, social e comunitário desenvolvidos em Cabo Verde, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe.
Presente no acto, a embaixadora da Austrália em Portugal, Helen Cheney, destacou a importância deste projecto que transcreve músicas de vários compositores cabo-verdianos, criando registos essenciais para a preservação, divulgação e ensino do património musical de Cabo Verde.
O evento contou com um momento musical, que foi protagonizado por Humberto Ramos e Teté Alhinho.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar