Maio: Primeira-dama destaca resiliência das mulheres produtoras de queijo em Ribeira Dom João

Inicio | Economia
Maio: Primeira-dama destaca resiliência das mulheres produtoras de queijo em Ribeira Dom João
26/09/25 - 09:09 pm

Porto Inglês, 25 Set (Inforpress) – A primeira-dama, Débora Katisa Carvalho, destacou hoje a resiliência das mulheres produtoras de queijo em Ribeira Dom João, no término da sua missão à ilha do Maio, apelando a mais apoios para fortalecer a actividade e o empoderamento feminino.

A visita terminou na queijaria e associação de mulheres produtoras de queijo da localidade, onde a primeira-dama constatou as dificuldades relacionadas com a escassez de mão-de-obra e com a comercialização, agravadas pela falta de transportes.

“Estão obrigadas a vender porta a porta, o que torna o processo mais moroso, cansativo e com poucas mulheres actualmente a desempenhar esta tarefa, o que aumenta as dificuldades”, observou.

A unidade dedica-se à produção artesanal de queijo, actividade em que, segundo Débora Carvalho, a força de vontade e a persistência das mulheres têm sido determinantes.

“Apesar da sua resiliência, precisam de contar com mais apoios, nomeadamente com maior previsibilidade e melhores condições para colocarem os seus produtos no mercado”, afirmou, destacando ainda o papel da mão-de-obra feminina na produção de queijo em todo o país.

A primeira-dama sublinhou que é necessário criar mais condições para o empoderamento económico das mulheres, incentivando-as a acreditar em si próprias e a conciliar os estudos com o trabalho, como forma de progredirem e conquistarem autonomia.

No fecho da sua missão à ilha, no âmbito da campanha “Somos Todos Iguais”, Débora Katisa Carvalho considerou o Maio como “a ilha do futuro”, salientando a boa organização institucional e uma visão clara das prioridades para o modelo de desenvolvimento local.

A responsável chamou ainda a atenção para a menor participação dos rapazes na cidadania activa, defendendo uma reflexão sobre o tipo de educação que tem sido transmitida tanto a meninas como a rapazes.

 RL/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar