Cidade da Praia, 18 Set (Inforpress) – O ministro da Família, Fernando Elísio Freire, anunciou hoje que o investimento de 3,75 milhões de dólares no sector do pré-escolar vai representar “um grande passo” rumo à universalização deste nível de ensino em Cabo Verde,
O governante fez esta declaração à imprensa, à margem da cerimónia oficial de lançamento do Fundo Adicional ao Projecto Capital Humano e de assinatura dos memorandos de entendimento com os municípios beneficiários, salientando que a iniciativa irá contribuir para a expansão da rede de creches.
De acordo com Fernando Elísio Freire, o projecto prevê a construção e reabilitação de 32 creches, a formação de mais de 500 profissionais para o trabalho com crianças, bem como o apoio directo a cerca de 125 estabelecimentos com materiais educativos, beneficiando aproximadamente cinco mil crianças em todo o país.
“O pré-escolar é constituído tanto por jardins de infância como por creches. Se a nível de jardins de infância temos uma rede de cobertura razoável, a nível de creches a rede ainda é bastante incipiente, e é este investimento que estamos a fazer com força”, afirmou Fernando Elísio.
O ministro sublinhou ainda que, a este número, somam-se mais de mil crianças já apoiadas directamente pelo Governo através de subsídios concedidos a 18 municípios, reforçando o acesso às creches e ao pré-escolar.
Relativamente ao envolvimento dos municípios, Fernando Elísio destacou que a iniciativa reforça a estratégia de municipalização, com forte envolvimento das câmaras municipais e organizações da sociedade civil, visando ampliar o acesso tanto a jardins de infância como a creches em todo o país.
“Os municípios estão mais próximos das comunidades e têm colaborado na identificação de espaços para novas obras de construção e reabilitação”, disse.
O governante acrescentou ainda que o memorando de entendimento assinado no âmbito do projecto estabelece claramente os papéis do Governo, dos municípios e das organizações da sociedade civil, com o objectivo de garantir a universalização do acesso ao pré-escolar em Cabo Verde.
Com esta nova fase do Projecto Capital Humano, o Governo reafirma o seu compromisso com a promoção da pequena infância, a redução das desigualdades, a igualdade de género e o reforço do capital humano, pilares fundamentais para um desenvolvimento inclusivo e sustentável de Cabo Verde.
Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, Ângelo Vaz, afirmou que o reforço dos apoios do Governo aos municípios para a educação pré-escolar representa “um grande projecto” que vai contribuir para cuidar das crianças desde cedo e preparar o futuro do capital humano do país.
Segundo o edil, o programa, que incide sobretudo nas creches e jardins de infância, terá impacto directo no bem-estar das crianças e no apoio às famílias.
“Cuidar das nossas crianças é cuidar do futuro do capital humano. Este programa é de grande importância porque precisamos começar a investir desde o início da infância”, sublinhou.
No caso concreto de São Salvador do Mundo, o autarca garantiu que o município já sente o impacto destas medidas, à semelhança do resto do país, realçando o duplo benefício o de acolher as crianças e, ao mesmo tempo, facilitar a vida dos pais.
O autarca considerou ainda que o programa reforça a protecção social e a igualdade de género, permitindo que as mulheres que assumem sozinhas o cuidado dos filhos e possam contar com uma rede de apoio institucional.
CM/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar