Câmara Municipal da Praia reforça fiscalização com motas para controlar contentores de lixo

Inicio | Ambiente
Câmara Municipal da Praia reforça fiscalização com motas para controlar contentores de lixo
17/09/25 - 07:51 pm

Cidade da Praia, 17 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, disse hoje que a partir da próxima semana vão ser introduzidas motas para reforçar a fiscalização dos contentores de lixo, para melhor gestão dos resíduos na capital.

Estas declarações foram feitas à imprensa, durante a abertura da exposição dos novos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) a serem atribuídos aos colaboradores da Direção do Saneamento da CMP.

“Para a próxima semana, teremos uma nova medida, a introdução de motas que já foram adquiridas para reforçar o processo de fiscalização. Estas motas começarão a circular e irão apoiar na fiscalização”, revelou o autarca.

Francisco Carvalho acrescentou ainda que é um desafio, mas é uma vontade da CMP em proporcionar aos praienses e à cidade da Praia as melhores condições possíveis.

Durante a cerimônia foram apresentados os equipamentos de proteção individual aos trabalhadores do sector de saneamento, recolha de lixo, varrição de ruas e cemitérios municipais.

 Segundo o presidente da CMP, trata-se de uma resposta estruturante e inédita desde a criação da Câmara em 1991, abrangendo todos os colaboradores de forma simultânea.

O investimento ultrapassa os 16 mil contos e inclui a distribuição de botas, luvas, polos, fatos-macacos, óculos de proteção e máscaras. A nova farda será de cor laranja, alinhando-se com a cor internacional para equipamentos de segurança.

“Estamos a criar melhores condições para os trabalhadores da Câmara Municipal da Praia, que todos os dias trabalham arduamente para garantir que a cidade tenha uma resposta eficiente em termos de recolha de lixo e varrição de ruas”, afirmou o presidente.

Francisco Carvalho garantiu ainda que, doravante, os trabalhadores estarão sempre equipados, sendo os materiais substituídos assim que se desgastarem.

Questionado sobre a queima de contentores, o autarca lamentou profundamente a situação e apelou à colaboração da população.

Em relação à resolução da problemática do lixo na capital, Francisco Carvalho assegurou que estão a ser tomadas medidas contínuas, incluindo o reforço da frota com viaturas alugadas, pagamento de horas extraordinárias aos trabalhadores e o aumento do número de operacionais no terreno.

“O trabalho continua e já podemos constatar que a situação está mais controlada. Este gesto de hoje é também um sinal claro desse caminho”, concluiu.

JBR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar