Ribeira Grande: Comemoração religiosa de Nossa Senhora do Livramento 2025 com foco no ano jubilar

Inicio | Sociedade
Ribeira Grande: Comemoração religiosa de Nossa Senhora do Livramento 2025 com foco no ano jubilar
10/09/25 - 09:24 pm

Ponta do Sol, 10 Set (Inforpress) – As actividades religiosas em alusão às festividades da Padroeira Nossa Senhora do Livramento, celebrada a 24 de Setembro na Ponta do Sol, Santo Antão, estão a decorrer com muita esperança e foco no ano jubilar.

“Com a protecção da Senhora do Livramento, caminhemos com esperança” é o tema escolhido para as festividades deste ano, conforme disse em declarações à Inforpress o pároco da Freguesia da Nossa Senhora do Livramento, Rui Nobre.

“Como estamos dentro do ano Jubilar, o ano da esperança, então escolhemos este tema para este ano,  já incluído dentro deste ano Jubilar, pois caminhamos sobre a protecção da virgem com esperança na vida eterna e com Deus”, disse.

Conforme o Pároco Rui Nobre trata-se de uma festa da igreja e de toda a comunidade paroquial, por isso pediu a todos que possam se engajar, vivendo com fé e com amor, olhando sempre para a virgem Maria, aquela que é o exemplo e que aponta o caminho da esperança.

Das actividades religiosas programadas já foram realizadas Crisma, rabecada e jantar cultural, mas também, para os próximos dias, estão agendadas peregrinação das capelinhas de nossa senhora às comunidades, visita a vários membros pastorais e movimentos da paróquia, missa com os pescadores na zona de Lagedos e procissão de botes, confissões, missa na cadeia cívil e no Centro de Dia dos idosos, missa vespertina e procissão de velas e missa solene em honra a padroeira Nossa Senhora do Livramento, presidida pelo Padre José Eduardo, da cidade da Praia, no dia 24 de Setembro, às 10:30.

Além da vertente religiosa, as festividades de Nossa Senhora do Livramento sempre contam com actividades culturais, nomeadamente espetáculos com bandas musicais, mas até ainda não foi divulgado nenhum cartaz cultural.

A cidade da Ponta do Sol, da freguesia de Nossa Senhora do Livramento, é o território mais a Norte de Cabo Verde e é considerada uma das regiões mais organizadas e limpas do arquipélago, além de albergar várias instituições públicas como os Paços do Concelho, a principal Comarca Judicial da região, cadeia regional, hotéis e recebe, diariamente, muitos turistas de várias partes do mundo.

EL/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar