Nova Sintra, 02 Set (Inforpress)- Onze formandos concluíram hoje uma formação intensiva em Cozinha e Pastelaria, ministrada pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), na Brava, e seguem agora para estágio em diversas unidades hoteleiras e restaurantes do país.
Em declarações aos jornalistas, o técnico de formação profissional no centro de emprego da região Fogo e Brava, Jailson Lobo, considerou o curso, com duração de um ano e seis meses, “muito importante”, visto que actualmente está sendo bastante procurado no mercado de trabalho.
“Espero que esses formandos venham colocar em prática tudo aquilo que aprenderam durante o curso, sendo que eu os desafios a não fazerem somente os estágios e ficarem em casa, mas sim tentar também criar os seus próprios negócios, porque é um ramo muito importante”, disse.
Desde 2024, informou ainda que o centro de emprego tem estado com uma “boa dinâmica”, tendo promovido 25 ação de qualificação e 29 ação de formação contínua na região.
Para este ano, ainda este mês, iniciam-se mais duas ações, a de gestão contabilística, nível V, e vendas ambulantes, nível II.
Entretanto garantiu que mais adiante o objectivo é trazer outras ações de formação contínua, nomeadamente em reparações de motores de popa, formação pedagógica inicial de formadores, corte costura, dentre outras.
Por sua vez, a porta-voz das formandas, Anderlina Garcia, mostrou-se muito grata pela aprendizagem e salientou que o curso foi um grande incentivo para sua vida profissional, tendo em conta que não gostava dessa área.
“No decorrer do tempo comecei a gostar desta área e hoje com tudo que aprendi durante todo este tempo, de certeza entrarei no mercado de trabalho bastante preparada”, concluiu.
DM/JMV
Inforpress/fim
Partilhar