Cidade da Praia, 28 Ago (Inforpress) - O artista cabo-verdiano Djam Neguin apresenta, hoje e sexta-feira, a instalação site-specific “Fogo Velho”, no âmbito do Festival Novas Invasões 2025, em Torres Vedras, Portugal, criada em colaboração com a Associação Cultural Estufa.
Em nota, o artista avançou que a obra estreia no Centro de Interpretação da Comunidade Judaica, espaço escolhido por sua relevância histórica e simbólica, “que cruza a memória patrimonial com a vivência contemporânea”.
Integrada no tema deste ano “No Tempo das Fogueiras”, o projecto, de acordo com o artista, propõe uma reflexão sobre o fogo como símbolo de partilha, transmissão, intergeracional e resistência.
Conforme explicou, a proposta artística inclui a participação de cinco seniores da comunidade, asseverando que durante uma residência artística de uma semana orientada pelo próprio artistas, os participantes exploraram práticas de escuta, movimento, partilha de memórias e experimentação criativa.
“Inspirando-se em práticas de transmissão oral de matriz africana e europeia, “Fogo Velho” transforma histórias de vida em luz, movimento e som: uma instalação híbrida entre ancestralidade e inovação tecnológica”, realçou, destacando que o projecto propõe-se como uma reflexão sobre o envelhecimento, a invisibilidade social da velhice e o valor do saber acumulado nos corpos.
O projecto inspira-se em práticas de transmissão oral africanas e europeias, aliando ancestralidade e tecnologia numa experiência imersiva.
Além de Djam Neguin na direcção artística, a equipa conta com a cenografia de Kennart, edição de vídeo pela MMStudio e projecções e realidade virtual a cargo de Fábio Rocha.
A produção é da Associação Cultural Estufa, com o apoio do Centro de Interpretação da Comunidade Judaica de Torres Vedras.
A instalação poderá ser visitada nos dias 28 e 29 de Agosto, reforçando o compromisso do Festival Novas Invasões com propostas que cruzam tradição e inovação, memória e contemporaneidade.
O Festival Novas Invasões 2025 é realizado entre os dias 28 e 30 de Agosto de 2025 nas ruas e no Centro Histórico de Torres Vedras. As performances, música, dança e instalações artísticas são apresentadas no espaço público, transformando a cidade num palco criativo.
Locais emblemáticos como os largos de Santo António, São Pedro, Praça do Município, entre outros recantos urbanos, serão ocupados por performances, espetáculos e instalações artísticas, com actividades que promovem uma vivência imersiva do passado e do presente.
LT/CP
Inforpress/Fim
Partilhar