São Vicente/Chuvas: Governo conta arrancar com apoio monetário às peixeiras e pescadores “o mais breve possível” – ministro

Inicio | Economia
São Vicente/Chuvas: Governo conta arrancar com apoio monetário às peixeiras e pescadores “o mais breve possível” – ministro
22/08/25 - 07:09 pm

Mindelo, 22 Ago (Inforpress) – O ministro do Mar informou que o Governo vai iniciar, “o mais breve possível”, o apoio de 30 mil escudos às peixeiras e pescadores de São Vicente que perderam quase tudo nas chuvas da semana passada.

Jorge Santos assumiu o compromisso num encontro hoje, no quintal do Museu do Mar, no Mindelo, com vários pescadores e peixeiras que expuseram as suas perdas com o temporal de 11 de Agosto. 

O prejuízo dentro do sector é, segundo a mesma fonte adiantou à imprensa, grande, sendo que “quase todas as peixeiras” perderam as suas arcas e peixe que tinham armazenado e os pescadores ficaram sem motor dos botes e outros bens.

Entretanto, acrescentou, já se fez um levantamento através dos técnicos do ministério e está-se a montar um plano de reposição dos equipamentos de acordo com as resoluções do Governo. 

Por outro lado, sublinhou Jorge Santos, é preciso repor a actividade económica que perderam nestes dias. 

“Então vai haver uma compensação monetária para esse período de perda de actividade económica e essa compensação é de 30 mil escudos e pode estender-se para um período de três meses”, explicou o ministro do Mar, com a ideia de iniciar a distribuição do dinheiro “o mais breve possível”.

Para os que pretendem fazer um investimento neste período, vai ser ainda concedida uma linha de crédito com juros bonificados e empréstimos através do Fundo Autónomo das Pescas.

Questionado sobre o número de peixeiras e pescadores atingidos, Jorge Santos disse que inicialmente havia 140, mas o número aumenta a cada dia com o conhecimento de novos casos.

"São pessoas lutadoras que estão com o sentimento de reerguer e estamos aqui para dar esse apoio em nome do Governo e do Estado de Cabo Verde”, rematou.

Após o encontro, o ministro do Mar  tinha ainda agendada uma deslocação ao Complexo de Pesca, em Cova Inglesa, que também sofreu com as enxurradas.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar