Mindelo, 16 Ago (Inforpress) - A porta-voz do Gabinete de Crise disse hoje que o navio da marinha portuguesa NRP Sines vai a Santo Antão neste sábado para fazer a recolha de água para abastecimento de algumas pessoas em São Vicente.
Vitória Veríssimo falava em conferência de imprensa sobre a situação após as chuvas em São Vicente e as acções em curso.
Segundo a responsável, a maior preocupação é a reposição do fornecimento de água na ilha e a Electra continua a trabalhar para resolver esta situação.
Enquanto isso, avançou, está-se a tentar chegar nas zonas com camiões-cisternas para distribuir um pouco de água que ainda existe às populações.
“Acreditamos que com o reforço que vai chegar de Santo Antão hoje quando o barco da marinha portuguesa terminar o processo de recolha de água em Santo Antão já teremos também mais água para disponibilizar em algumas povoações”, afirmou Vitória Veríssimo para quem o Gabinete de Crise está a trabalhar com “vários planos B” para amenizar a falta de água.
A porta-voz do Gabinete de Crise informou também que a marinha portuguesa disponibilizou 50 refeições quentes na sexta-feira que se juntou à refeição que está a ser disponibilizada para as famílias desalojadas nos centros de acolhimento.
Neste momento, avançou a mesma fonte, há 144 pessoas no centro de acolhimento do Liceu Augusto Pinto, que foram retiradas das suas casas, por questão de segurança, há mais 54 pessoas na escola de Monte Sossego e 15 outras no Centro de Estágio do Mindelo.
“Hoje temos quatro equipas que estarão na rua. Aumentamos, sim, as equipas para conseguirmos cobrir o maior número de áreas a serem analisadas. Estaremos em Vila Nova, Cruz de Papa, na zona de baixo Cruz de Papa Madeiralzinho, Alto de Brava, Espia e Cabo de Ribeira”, enumerou, reforçando que há mais pessoas para serem abordadas.
Segundo Vitória Veríssimo o Centro de Saúde da Bela Vista, que também é um depósito de medicamentos e vacinas, já está pronto, após os trabalhos de recuperação, limpeza e optimização do espaço.
Também informou que o túnel do Estádio Adérito Sena mereceu uma atenção especial por parte das Forças Armadas que removeram as enxurradas e desobstruiram esgotos e canais de drenagem na Avenida 12 de Setembro.
Em relação à segurança, a Polícia Nacional tem as várias equipas a trabalhar para evitar furtos e roubos.
“O trabalho normal da polícia agora é duplicado porque para além da situação normal do patrulhamento da cidade ainda temos que reforçar a parte dos estabelecimentos comerciais que estão fragilizados em termos de segurança”, declarou.
CD/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar