Lisboa, 16 Ago (Inforpress) – As comunidades cabo-verdianas em França e Luxemburgo, através das federações das associações, têm em curso várias acções de solidariedade para apoiar a população de São Vicente, a ilha mais afectada pelas fortes chuvas do dia 11 de Agosto.
As acções vão desde a abertura de contas de solidariedade até a coleta de materiais e disponibilização de espaços de armazenamento.
A Federação das Associações Cabo-verdiana de França (FACVF) e os seus membros avançam que, de momento, já foram doados cerca de 6.000 euros.
Este fim-de-semana em França estão espalhados vários pontos de recolha para roupas, calçados, alimentos não perecíveis, produtos de higiene, lençois, cobertores, entre outros bens essenciais.
O presidente das FACVF, Wilson Graça, assegurou que a organização que dirige vai fazer de tudo para que os donativos recolhidos cheguem directamente às pessoas que mais precisam em São Vicente, São Nicolau e Santo Antão.
Já no Luxemburgo, além da recolha dos bens essenciais, entre hoje e domingo, das 14:00 as 22:00, decorrerá uma acção denominado “dia de solidariedade para ilha de São Vicente”, e a Federação das Associações Cabo-verdianas de Luxemburgo (FACVL) convida toda a comunidade a contribuir com 10 euros.
Todas estas acções de solidariedade têm como objectivo ajudar a população, sobretudo de São Vicente, cujas chuvas intensas provocaram perdas humanas, destruição de habitações, danos em vias públicas e prejuízos em infra-estruturas essenciais.
FM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar