Cidade da Praia, 13 Ago (Inforpress) – A selecção cabo-verdiana de basquetebol sénior masculina estreou-se hoje no Afrobasket’2025 com uma vitória por 75-66 sobre a congénere da República Democrática do Congo.
Em jogo do Grupo A, disputado no Pavilhão Welwitschia Mirabilis, no Namibe (Angola), Cabo Verde venceu o primeiro quarto por 20-16, mas foi para o intervalo a perder por 34-25.
No final do terceiro período, os congoleses mantinham a vantagem (55-50), porém, no último quarto, os “Tubarões Azuis” reagiram e confirmaram a reviravolta no marcador.
Will Tavares foi o melhor marcador da selecção cabo-verdiana, com 17 pontos, igualando o registo do congolês Jordan Sakho. Já a estrela cabo-verdiana Edy Tavares destacou-se com 19 ressaltos, dois bloqueios, dois roubos de bola e 14 pontos.
No outro jogo do Grupo A, a Costa do Marfim venceu o Ruanda por 78-70, e divide a liderança com Cabo Verde, ambos com dois pontos.
Os “Tubarões Azuis” voltam a jogar a 15 de Agosto frente à Costa do Marfim, encerrando a fase de grupos no dia 17, contra o Ruanda.
O Afrobasket’2025 decorre nas cidades angolanas de Luanda, Benguela e Namibe.
Cabo Verde regressa assim ao país onde, em 2007, conquistou a medalha de bronze, a sua melhor classificação de sempre na competição. Em 2023, a selecção alcançou também, em solo angolano, a primeira qualificação para o Mundial de Basquetebol.
OM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar