Cidade da Praia, 13 Ago (Inforpress) – O Governo português informou hoje que o navio patrulha oceânico da Marinha Portuguesa, NRP Sines, está a caminho de Cabo Verde para prestar assistência humanitária às populações afectadas pelas cheias nas ilhas de São Vicente e Santo Antão.
Segundo nota do Ministério da Defesa Nacional de Portugal, a operação é coordenada pelo Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) e aproveita a localização e as capacidades operacionais do navio, que esteve recentemente no arquipélago no âmbito da Iniciativa Mar Aberto.
O NRP Sines, comandado pelo capitão-tenente Vítor Manuel Silva Santos, conta com 44 militares e mais 12 elementos especializados, entre os quais fuzileiros, mergulhadores, um destacamento de sistemas não tripulados, um médico naval e um oficial de relações internacionais.
A tempestade que assolou a ilha de São Vicente na madrugada de segunda-feira, 11, resultou em oito mortos, sendo sete pelas enxurradas e uma por eletrocussão, estando ainda três pessoas desaparecidas e 12 desalojados.
OM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar