São Vicente/Chuvas: Governo anuncia sábado pacote de medidas para apoiar Mindelo após as cheias (c/áudio)

Inicio | Economia
São Vicente/Chuvas: Governo anuncia sábado pacote de medidas para apoiar Mindelo após as cheias (c/áudio)
13/08/25 - 06:49 pm

Cidade da Praia, 13 Ago (Inforpress) - O ministro da Promoção de Investimentos e Fomento Empresarial anunciou hoje que o Governo apresentará, até sábado, um pacote de medidas para apoiar a reconstrução de São Vicente, após as cheias que causaram perdas humanas e danos materiais.

Segundo o governante, as medidas, a serem divulgadas oficialmente pelo Executivo, irão contemplar apoios e incentivos para a recuperação da vida profissional e empresarial das pessoas e sectores mais afectados.

“Eu creio que, até sábado de manhã, o Governo terá todo o pacote preparado e, pela voz autorizada, do Governo, anunciar um conjunto de medidas de apoio, de incentivos, no fundo, para ajudar a reconstruir a vida, seja a vida profissional, seja a vida empresarial, portanto, dos são-vicentinos atingidos por esta tragédia”, informou.

Eurico Monteiro, também ministro da Modernização do Estado e da Administração Pública, falava em declarações à imprensa, na cidade da Praia, à margem de uma cerimónia de homenagem a 50 rabidantes, promovida pela Equatorial Coca-Cola Bottling Company Cabo Verde (ECCBC). 

“Mais do que lamentar a tragédia, importa, sobretudo, organizar os meios para dar uma resposta eficaz”, sublinhou, destacando o trabalho conjunto que está a ser desenvolvido no terreno por equipas governamentais, incluindo o primeiro-ministro e o ministro da Administração Interna, em articulação com a Câmara Municipal de São Vicente, associações e organizações da sociedade civil.

Relativamente à situação das instituições da administração pública em São Vicente, Eurico Monteiro afirmou que a primeira fase da regularização dos trabalhadores precários da administração central está praticamente concluída.

Explicou que todas as listas estão publicadas no site da Direção Nacional da Administração Pública, aguardando eventuais reclamações antes da publicação no Boletim Oficial.

Conforme o ministro, 99% do processo está encerrado, estando em curso a transição das listas de pessoal para o PCFR, com o Ministério da Educação que concentra o maior número de funcionários já na fase de homologação.

O governante alertou, contudo, que poderão surgir maiores dificuldades na regularização ao nível dos municípios, uma vez que o Governo não tem autoridade directa sobre essas estruturas.

TC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar