Cidade da Praia, 11 Ago (Inforpress) – O Presidente da República José Maria Neves expressou, hoje, consternação perante as consequências das chuvas torrenciais que atingiram as ilhas do norte do país, particularmente São Vicente, na sequência da passagem de uma onda tropical.
Em conferência de imprensa, o Chefe de Estado confirmou a morte de sete pessoas e alertou para a possibilidade do aumento do número de vítimas, dado que ainda há muitos desaparecidos.
"Queria dirigir-me a todas as cabo-verdianas e a todos os cabo-verdianos neste momento difícil, particularmente para a ilha de São Vicente. Lamento profundamente a perda de vidas humanas e apresento às famílias enlutadas, aos amigos, a toda a ilha de São Vicente, as minhas sentidas condolências” afirmou José Maria Neves.
O presidente salientou ainda os elevados prejuízos materiais na ilha, acrescentando que o Governo já declarou o Estado de Calamidade e está a mobilizar os recursos necessários e instituições para acudir, o mais rapidamente possível, a população afectada.
O Chefe de Estado apelou a uma forte concertação entre a Câmara Municipal de São Vicente e o Governo e todas as forças vivas da sociedade, incluindo sindicatos, ONG, Igrejas, partidos políticos para num “grande Junta Mon” fazer face a esta situação “difícil e complexa” da ilha.
O governante destacou a rápida intervenção dos serviços de protecção civil, os bombeiros, as autoridades municipais, a Polícia Nacional e as pessoas que se engajaram civicamente no apoio às vítimas.
Reforçou que todo o cabo-verdiano, neste momento, deve preparar-se para esses fenómenos mais extremos, como as décadas severas, mas também estas chuvas mais torrenciais.
“Cada cidadão, cada família deve cuidar da protecção da sua casa, dos seus bens, da limpeza do seu bairro, cada comunidade deve engajar-se fortemente na protecção do património comunitário, da limpeza das ruas, da recolha do lixo”, pediu o Presidente da República.
José Maria Neves informou que está em contacto com autoridades municipais e acompanha de perto a situação nas ilhas de Santo Antão e São Nicolau, onde também se registaram prejuízos materiais, embora sem perdas humanas.
Destacou ainda que o município do Porto Novo, em Santo Antão, enfrenta uma situação especialmente crítica, com danos significativos no sistema de produção e abastecimento de água.
José Maria Neves anunciou ainda que está a ser preparada uma eventual deslocação à ilha de São Vicente já amanhã, para avaliar pessoalmente a situação no terreno.
JBR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar