Donu Nha Distino aposta no desporto para prevenir a criminalidade juvenil

Inicio | Desporto
  Donu Nha Distino aposta no desporto para prevenir a criminalidade juvenil
04/08/25 - 06:26 pm

Cidade da Praia, 04 Ago (Inforpress) – A Associação Donu Nha Distino inaugura oficialmente, domingo, 10, no campo relvado de Castelão, a Academia Desportiva, projecto que pretende usar o desporto como ferramenta para prevenir a criminalidade juvenil nas comunidades de Castelão e Coqueiro.

O lançamento oficial da nova Academia Desportiva tem objetivo, segundo os seus mentores, combater a criminalidade juvenil nas comunidades e formar cidadãos por meio do desporto, oferecendo uma alternativa saudável para jovens e adolescentes.

Em entrevista à Inforpress, o presidente da associação, Admilson Mendes, destacou a importância do projecto para a comunidade, afirmando que o ingresso precoce das crianças no mundo do crime é uma preocupação crescente, o que impulsionou a criação da academia.

 “Actualmente, as crianças estão a entrar muito cedo no mundo do crime. Com esta academia, queremos oferecer um caminho diferente, usando o basquetebol e o futebol como ferramentas de inclusão social”, afirmou Mendes. 

A academia terá início com as modalidades de basquetebol e futebol, sendo que a abertura oficial das actividades de futebol está prevista para o dia 10.

 

Enquanto isso, a reabilitação do campo desportivo local está em andamento para possibilitar a ampliação das actividades.

A utilização da academia será organizada em parceria com as escolas da região, assegurando horários apropriados para os treinamentos.

Entre os parceiros já confirmados estão a empresa Garantia Seguros, o Instituto do Desporto e Juventude (IDJ) e a Envol Construção & Engenharia, enquanto a associação também está em negociações para obter apoio tanto nacional como internacional.

A Donu Nha Distino acredita que a nova academia contribuirá para a redução dos índices de criminalidade juvenil, promovendo uma nova perspetiva comunitária e um futuro mais promissor para os jovens de Castelão e Coqueiro.

CG\SR/JMV       

Inforpress Fim

Partilhar