Debandada da juventude põe turismo de Santo Antão em alerta, denuncia sindicato

Inicio | Economia
Debandada da juventude põe turismo de Santo Antão em alerta, denuncia sindicato
31/07/25 - 06:31 pm

Ribeira Grande, 31 Jul (Inforpress) – O secretário permanente do Sindicato Livre dos Trabalhadores de Santo Antão (SLTSA), Carlos Bartolomeu, alertou hoje para as “grandes dificuldades” enfrentadas pelos investimentos no sector do turismo na ilha e apelou ao Governo para uma intervenção urgente e eficaz.

Em declarações à imprensa, o sindicalista sublinhou que, apesar do discurso oficial sobre o crescimento do turismo e da existência de unidades hoteleiras, “na prática, o cenário é preocupante”, com muitos estabelecimentos a viverem momentos de instabilidade e perda de recursos humanos qualificados.

“Não basta falar que temos hotéis e tudo mais. Quando chegamos à realidade concreta, deparamos com uma situação de debandada da juventude. Muitos profissionais estão a abandonar os seus postos e a procurar melhores oportunidades noutras ilhas”, afirmou.

O dirigente sindical defendeu uma maior proximidade entre empresários e sindicatos, e exortou os operadores turísticos a exporem, de forma “leal e aberta”, os desafios que enfrentam.

“É importante que os empresários se sentem com os sindicatos e que juntos tragam para cima da mesa as dificuldades, de modo a construirmos soluções com o envolvimento do Governo”, frisou.

O SLTSA considera fundamental criar condições para fixar os jovens na ilha e garantir estabilidade no sector, visto como estratégico para o desenvolvimento de Santo Antão.

LFS/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar