São Vicente: Siacsa anuncia manifestação pacífica de profissionais afectos à câmara

Inicio | Sociedade
São Vicente: Siacsa anuncia manifestação pacífica de profissionais afectos à câmara
30/07/25 - 08:07 pm

Mindelo,30 Jul (Inforpress)- O Siacsa informou hoje que os trabalhadores do sector de saneamento, do cemitério, nadadores salvadores e bombeiros municipais, afectos à câmara de São Vicente, vão realizar uma manifestação pacífica no sábado, 02 de Agosto.

Esta informação foi avançada à Inforpress pelo delegado do Sindicato da Indústria, Agricultura, Comércio e Afins (Siacsa), em São Vicente, Heidy Ganeto.

Segundo a mesma fonte, esses trabalhadores exigem o cumprimento de acordos assinados entre a Câmara Municipal de São Vicente e o sindicato, melhores condições de trabalho, respeito e diálogo com a entidade patronal.

“Desde Setembro de 2023 estamos à espera para resolverem as pendências dos nadadores-salvadores, tais como melhores condições de trabalho, falta de materiais, de pessoal, actualização salarial e um subsídio de risco de 25 por cento (%) do salário”, indicou.

Sobre os trabalhadores do cemitério municipal, Heidy Ganeto disse que vivem uma “situação lamentável” de falta de equipamentos, principalmente os coveiros pela função que desempenham. 

Além disso, avançou que estes continuam à espera da resposta da câmara municipal à proposta do sindicato sobre o aumento salarial e um subsídio de 25 % para esses trabalhadores.

Conforme Heidy Ganeto, o pessoal do saneamento, tais como varredeiras e os de recolha de lixo, também trabalham sem equipamentos adequados.

Sobre os bombeiros, o sindicalista revelou que exigem o cumprimento do acordo assinado com a câmara desde Agosto de 2024. Isto porque, salientou, o documento tinha 10 pendências e a edilidade cumpriu apenas a actualização da tabela salarial.

Segundo o delegado do Siacsa, caso as pendências desses profissionais não forem resolvidas, o sindicato vai entregar um pré-aviso de greve com início a partir do dia 14 de agosto.

CD/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar