São Filipe, 30 Jul (Inforpress) – A cooperação e o desenvolvimento sustentável é o tema escolhido para a quinta conferência dos municípios geminados com Mosteiros, que se realiza no dia 14 de Agosto, no quadro das festas do Dia do Município.
A Câmara Municipal dos Mosteiros, através de uma nota publicada na sua página oficial, indica que os municípios que vão participar na conferência vão debruçar-se sobre a geminação e cooperação e a construção de pontes para o desenvolvimento sustentável, com o objectivo de reforçar o compromisso com o fortalecimento da cooperação internacional e o progresso local.
Nesta edição, o evento propõe uma análise crítica do percurso do municipalismo ao longo dos 50 anos da Independência Nacional, com foco especial nos impactos da geminação e das parcerias estratégicas no desenvolvimento sustentável dos territórios e as perspectivas de futuro
Instituída em 2018, a conferência tem promovido reflexões sobre modelos inovadores de cooperação descentralizada nas suas primeiras quatro edições.
A sua realização visa projectar novas perspectivas de futuro para as relações entre municípios, destacando áreas-chave como governança local, sustentabilidade ambiental, inovação e inclusão social.
O encontro contará com a participação presencial e online de representantes dos municípios da ilha do Fogo e da ilha Brava, bem como dos municípios geminados com Mosteiros, nomeadamente Anadia, Ansião, Azambuja e Entroncamento, todos de Portugal, e Alzira, do Reino da Espanha.
Em relação às festas do Dia do Município dos Mosteiros, que decorrerão de 12 a 17 de Agosto, com programação cultural e desportiva variada, estão confirmados artistas como Beto Dias, Dyh Martins, Trakinuz, Paulina e Jonatthon.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar