Cabo Verde supera nível de conectividade aérea doméstica do primeiro semestre de 2019, mesmo diante de desafios - Governo

Inicio | Economia
Cabo Verde supera nível de conectividade aérea doméstica do primeiro semestre de 2019, mesmo diante de desafios - Governo
28/07/25 - 07:24 pm

Cidade da Praia, 28 Jul (Inforpress) - O País ultrapassou em três por cento o nível de conectividade aérea doméstica em 2025 comparativamente ao primeiro semestre de 2019, demonstrando o crescimento significativo no sector aéreo interno, apesar das dificuldades impostas pela pandemia, afirmou hoje o ministro.

Em conferência de imprensa para fazer o balanço da participação de Cabo Verde na segunda Conferência Ministerial do Turismo e Transportes Aéreos em África, em Angola, o ministro do Turismo e dos Transportes afirmou que, mesmo com avarias e cancelamentos de voos, a actividade área nacional mantém-se “aquecida”.

José Luís Sá Nogueira explicou que o Governo tem já medidas estruturantes no sentido de estabilizar a operação doméstica, com a aquisição de duas novas aeronaves, a criação de uma nova empresa que já está praticamente certificada a nível da Autoridade Aeronáutica Civil, com a estrutura, recursos humanos e com a organização pronta.

A previsão, anunciou, é que em Setembro, a companhia aérea denominada Linhas Aéreas de Cabo Verde estará completamente certificada e a operar com duas aeronaves. 

Ainda a nível do transporte aéreo, revelou que em discussão com o seu homólogo de Angola, ficou-se definido que as duas companhias deverão imediatamente aprofundar, juntamente com a sua equipa técnica, a questão da sustentabilidade.

“A ideia que nós apresentamos é que, de facto, o ponto a ponto, ou seja, sair de Angola para Cabo Verde e de Cabo Verde para Angola não tem um fluxo suficiente”, avançou, anunciando que, por outro lado, Cabo Verde deverá retomar os seus voos para o Brasil.

“Cabo Verde vai retomar os seus voos para o Brasil, tem voos para a Europa, então pode perfeitamente, vindo os passageiros de Luanda para a ilha do Sal, não só poder fazer turismo na ilha do Sal, como também pode seguir para outros destinos na Europa, no Brasil, que é um mercado extremamente importante”, pontuou.

Segundo este governante, os voos vão ser retomados para o Nordeste do Brasil, Recife, ainda este ano.

LT/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar