São Nicolau: Ministro do Mar visita ilha para lançamento de projectos e contacto com a comunidade piscatória

Inicio | Economia
São Nicolau: Ministro do Mar visita ilha para lançamento de projectos e contacto com a comunidade piscatória
25/07/25 - 07:33 pm

Ribeira Brava, 25 Jul (Inforpress) – O ministro do Mar, Jorge Santos, realiza neste fim-de-semana uma visita de dois dias, 26 e 27, à ilha de São Nicolau, para participar de lançamento de projectos e contacto com a comunidade piscatória.

De acordo com uma nota enviada à Inforpress, no sábado, dia 26, o ministro vai estar no município do Tarrafal, onde preside à cerimónia de lançamento do projecto do Mercado Municipal, que, segundo o documento, é um “importante investimento”, que conta com o financiamento do Governo, através do Ministério do Mar.

Ainda no mesmo dia, o ministro participa de diversos eventos em celebração aos 20 anos de criação do Município do Tarrafal, a convite da autarquia local, reforçando o compromisso do governo central com o desenvolvimento regional.

Já, no domingo, dia 27, Jorge Santos testemunha o acto de assinatura de contratos com sete beneficiários, no âmbito de uma parceria entre a Direcção Nacional das Pescas e Aquacultura, o Fundo Autónomo das Pescas e uma instituição local de microcrédito, com o objectivo de apoiar pescadores da ilha na aquisição de motores de popa com uma bonificação de 50%. 

Posteriormente, o governante segue para o concelho da Ribeira Brava, com visitas programadas às comunidades de Preguiça e Carriçal.

Em Preguiça, o ministro do Mar vai acompanhar de perto o processo de fibragem de 13 embarcações de pesca artesanal, com oito delas já concluídas, um avanço que visa aumentar a durabilidade e segurança das embarcações.

Na mesma localidade, Jorge Santos visita ainda o local onde será instalada uma nova máquina de produção de gelo, um investimento do Governo de Cabo Verde com apoio do Governo do Japão.

A visita do ministro culmina em Carriçal, com uma reunião directa com a comunidade piscatória local, um encontro, que, segundo a nota de imprensa, vai ser uma oportunidade para o diálogo e para a partilha de boas notícias, incluindo a iminente instalação de uma unidade de produção de gelo, além de outros projectos e investimentos que o Governo tem destinados para a região.

WM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar