Novo presidente da Cabo Verde Trade Invest aposta em investimentos de qualidade e diversificação económica

Inicio | Economia
Novo presidente da Cabo Verde Trade Invest aposta em investimentos de qualidade e diversificação económica
23/07/25 - 07:14 pm

Cidade da Praia, 23 Jul (Inforpress) - O novo presidente do conselho de administração da Cabo Verde TradeInvest, Jailson de Oliveira, empossado hoje, destacou o compromisso de transformar o arquipélago num destino atractivo para investimentos de qualidade e numa plataforma regional de negócios.

“A nossa visão é ambiciosa: transformar Cabo Verde numa plataforma regional de negócios e no âmbito de investimentos globais, aproveitando a nossa localização estratégica no Atlântico Médio e o nosso potencial nos sectores do turismo (…) e também o digital”, ressaltou.

Jailson de Oliveira fez estas declarações no seu discurso de posse, assinalando ainda o papel "fundamental" do sector privado e da banca na transformação económica e no financiamento de projectos estruturantes.

O novo PCA assumiu três compromissos centrais: atracção estratégica de investimentos, facilitação e apoio ao investidor, e promoção das exportações.

“Assumimos publicamente três grandes compromissos. A primeira seria uma atracção estratégica de investimentos, portanto, aqui tem a ver sobretudo com a questão da qualidade dos investidores. (…) O nosso segundo compromisso é a facilitação e apoio ao investidor. (…) Por fim, o nosso terceiro compromisso é a promoção das exportações”, concretizou.

O responsável dirigiu-se ao sector privado, afirmando que são os verdadeiros agentes da transformação económica e que conta com a sua ousadia para transformar os desafios em negócios e empregos.

Jailson de Oliveira anunciou a intenção de diversificar os investimentos, estabelecendo como meta que pelo menos 35% dos projectos aprovados estejam fora do sector do turismo, e prometeu a redução do tempo médio de aprovação dos projectos e acompanhamento personalizado a cada investidor, com vista a elevar a taxa de concretização.

Apesar de reconhecer desafios como recursos limitados, necessidade de formação especializada e a melhoria contínua do ambiente de negócio, o novo presidente vê o contexto actual como uma janela de oportunidade, aproveitando o potencial geográfico único, a estabilidade política e económica reconhecida e a arte cabo-verdiana como parecer estratégico. 

Comprometeu-se, igualmente, transformar Cabo Verde num país de oportunidades, alinhado com o PEDIS II e a Agenda Cabo Verde 2030, promovendo emprego, crescimento e prosperidade partilhada.

Por seu lado, o ministro da Promoção de Investimentos e do Fomento Empresarial, Eurico Monteiro, que conferiu posse ao novo conselho de administração da CVTI, realçou a importância da continuidade e estabilidade nas políticas públicas do país, assim como o foco estratégico na diversificação económica.

“Comungo inteiramente dos propósitos anunciados. E eu creio, aliás, que de outro modo não poderia ser aquilo que também o Governo já anunciou como eixo fundamental da sua política e, designadamente, da sua política internacional. Procurar diversificação na economia. Isto está na agenda. Isto é importante”, referiu.

O governante enfatizou ainda a importância de estabelecer prioridades claras nos investimentos com maior impacto económico, social e ambiental, reforçar a promoção de qualidade para atrair investidores e aprimorar a capacidade interna de resposta do país para aproveitar efetivamente as oportunidades.

O novo conselho de administração da CVTI está agora composto pelo economista Jailson de Oliveira, Luís Miguel Delgado, que se junta à Leida Mendonça Santos nos cargos de administradores executivos.

TC/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar