Porto Novo, 19 Jul (Inforpress) – O projecto de abastecimento de água e saneamento no município do Porto Novo, Santo Antão, cuja primeira pedra vai ser lançada terça-feira, pelo primeiro-ministro, marca "um passo decisivo para a melhoria da qualidade de vida das populações".
Quem diz é o Governo através de uma nota de imprensa enviada à Inforpress anunciando a visita do chefe do executivo a Santo Antão, entre os dias 21 e 22 de Julho para, entre outros objectivos, lançar o projecto de água e saneamento no município do Porto Novo.
Este projecto, que representa um investimento de quase 720 mil contos, marca ainda, avançou a nota, a resiliência hídrica da ilha de Santo Antão, permitindo o reforço da captação, armazenamento e distribuição de água potável, bem como a construção de sistemas modernos de saneamento.
“O objetivo é garantir um serviço mais eficiente, reduzir perdas e melhorar as condições de saúde pública e ambientais, especialmente em zonas rurais mais vulneráveis”, sublinhou a mesma fonte.
O projecto, que arrancou em Maio, além da ampliação da rede de esgotos, que cobre somente 20 por cento (%) dos dez mil habitantes da cidade do Porto Novo, prevê ainda a instalação de uma nova rede de distribuição de água na cidade do Porto Novo, entre outras obras.
A montagem de uma estação de tratamento de águas residuais, que já está em construção em Fundão, a cinco quilómetros da cidade do Porto Novo, a construção de 200 casas de banho, além de outras obras, constam ainda deste projecto, co-financiado pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (Badea) e pelo Governo de Cabo Verde.
JM/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar