São Vicente: Rede de Mulheres Autarcas em forja pretende assegurar igualdade de género nas autarquias

Inicio | Política
São Vicente: Rede de Mulheres Autarcas em forja pretende assegurar igualdade de género nas autarquias
18/07/25 - 09:08 pm

Mindelo, 18 Jul (Inforpress) – A cidade do Mindelo foi hoje palco de materialização do projecto que deverá criar brevemente a Rede das Mulheres Autarcas de Cabo Verde, que tem por objectivo implementar igualdade de género no poder local.

O anúncio foi feito à imprensa pela mentora do projecto, a presidente da Assembleia Municipal da Praia, Clara Marques, durante o encerramento do Encontro Estratégico de Liderança Municipal, que reuniu nos últimos três dias, no Mindelo, autarcas de todo o país.

A rede, conforme a mesma fonte, tem como objectivo fundamental promover igualdade de género e aumentar as mulheres na política, no quadro da lei da paridade.

Clara Marques disse que há já algum tempo que a iniciativa vem sendo trabalhada e agora aproveitou o encontro, em São Vicente, para convidar todas as mulheres autarcas a se envolverem e começarem os trabalhos para a efectivação.

O primeiro passo vai ser a criação de uma comissão instaladora para elaborar o estatuto e o regimento.

Mais ainda, acrescentou a mesma fonte, pretendem a parceria da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde (ANMCV), que dará suporte legal ao projecto.

Após essas etapas, espera-se ter a rede a actuar junto das autarquias até o final do ano, reforçou Clara Marques.

Segundo a mesma fonte, a ideia é aumentar o número de autarcas mulheres, que actualmente contabiliza em 60 vereadoras e 82 mulheres como membros das assembleias municipais, num universo de mais de 400 autarcas no país.

Por outra via, sublinhou, pretendem criar mais motivação para ter mais mulheres na governança autárquica, ou seja, como presidente das câmaras municipais, quando neste momento existe apenas uma, num total de 22 municípios.

Questionado sobre o assunto, o presidente da ANMCV, Fábio Vieira, afirmou que há uma sub-representação feminina nos órgãos eleitos locais que precisa ser mudada.

Sendo assim, confirmou a total disponibilidade da associação e fazer tudo que estiver ao seu alcance para a rede trabalhar normalmente e alcançar os propósitos que estão na base da sua criação.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar