Novas motas da PN já chegaram a São Vicente e reforço para Santiago será o próximo passo – ministro

Inicio | Sociedade
Novas motas da PN já chegaram a São Vicente e reforço para Santiago será o próximo passo – ministro
18/07/25 - 08:27 pm

Cidade da Praia, 18 Jul (Inforpress) – O ministro Administração Interna garantiu hoje que as novas motas para reforçar a Polícia Nacional já chegaram a São Vicente e que o próximo passo será expandir para a cidade da Praia e a região de Santiago.

O anúncio foi feito durante o encerramento do terceiro curso de Táticas e Técnicas de Condução em Mota, promovido pelo Comando das Unidades Especiais, que formou 23 agentes provenientes de vários comandos regionais.

“A mobilidade que estas motas oferecem já provou ser eficaz em São Vicente, onde houve um impacto tremendo. A população reconhece o trabalho que os efectivos têm feito, e isso é reflexo da dedicação dos agentes e da aposta contínua na formação e capacitação”, afirmou Paulo Rocha.

O governante garantiu que as novas motas estão em fase de activação em São Vicente e que, brevemente, serão operacionais.

Segundo o ministro, o plano do Ministério da Administração Interna é alargar essa mesma capacidade à Praia e Santiago, com o necessário reforço de meios técnicos e humanos.

“Temos mais disponibilidade de pessoal, agora estamos a trabalhar na disponibilização dos meios operacionais. A nossa prioridade é garantir que as pessoas, os equipamentos e as infraestruturas estejam alinhados para o melhor desempenho possível da instituição”, salientou.

Durante o evento, 14 dos 23 formandos receberam cartas provisórias de condução de motas e todos receberam os respetivos certificados.

A formação teve uma carga horária de 189 horas e visou capacitar os agentes com técnicas e táticas para actuação em situações de patrulhamento motorizado, perseguições e intervenções rápidas.

KA/SR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar