Mindelo, 18 Jul (Inforpress) – A Juventude para a Democracia (JpD) organiza nos dias 26 e 27, na cidade da Praia, a quarta assembleia-geral para escolha dos novos órgãos e o jovem Liver Gomes lidera a única lista candidata.
As informações foram apresentadas hoje em conferência de imprensa, no Mindelo, pelo presidente cessante da juventude partidária do Movimento para a Democracia (MpD), Vander Gomes.
Segundo a mesma fonte, a reunião acontece na sala de conferências do Campus da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) e deve reunir 72 delegados das diferentes ilhas para “um momento especial de reencontro, de debate e de visão sobre o futuro da organização”.
“Vamos escolher os novos órgãos da JpD e, com isso, dar início a uma nova etapa, feita de ideias frescas, de energia renovada e de vontade de continuar a fazer diferente e melhor”, sustentou Vander Gomes, que não vai se candidatar para um novo mandato.
A razões para a não recandidatura, explicou, recaí sobre o facto de os estatutos da organização limitarem a participação para a liderança de jovens até 32 anos e no seu caso está com 34 anos.
Por outro lado, considera não ser compatível o acumular de funções de presidente da JpD com o de secretário-geral adjunto do MpD, cargo que ocupa há pouco tempo.
Neste sentido, vai ceder lugar para outra pessoa, no caso Liver Gomes, que lidera a única lista a concurso.
Questionado sobre os resultados da sua liderança, Vander Gomes assegurou que “os números falam por si”, já que conseguiu triplicar o número de jovens participantes nas últimas eleições autárquicas, quer nas listas, quer no processo de eleição.
Como exemplo apontou a ilha de São Vicente, que dos nove eleitos para assembleia municipal, quatro são jovens, e a cidade da Praia, que dos sete eleitos, três também são jovens.
“Nos vários municípios, conseguimos eleger vários jovens para que possam aprender e se dedicar à vida política”, ressaltou a mesma fonte, com a noção de que também conseguiram aumentar o número de militantes jovens no partido.
Agora, Vander Gomes espera que a nova liderança possa dar continuidade com “dedicação, trabalho e empenho”.
Sob o lema “Liderar a mudança, inspirar gerações”, a Assembleia será também espaço para apresentar e votar uma proposta de alteração dos estatutos da JpD.
“Queremos uma JpD mais ágil, mais moderna e com regras mais próximas da nossa realidade actual”, reiterou Vander Gomes.
Além disso, vai-se apresentar uma nova identidade visual da organização, um novo logótipo que, conforme o presidente cessante, simboliza muito mais do que uma mudança gráfica, e sim representa, assinalou, “uma nova forma de comunicar, de estar e de pensar o papel na sociedade”.
LN/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar