Ilha do Maio regista menos cães e gatos nas ruas e melhorias na saúde pública – Associação Joaninha

Inicio | Sociedade
Ilha do Maio regista menos cães e gatos nas ruas e melhorias na saúde pública – Associação Joaninha
18/07/25 - 05:06 pm

Porto Inglês, 18 Jul (Inforpress) – A ilha do Maio regista actualmente uma redução de cães e gatos nas ruas, melhores condições de saúde animal e reflexos positivos na saúde pública, conforme destacou hoje a veterinária Rossana Barbero, responsável pela Associação Joaninha.

A associação actua há três anos na ilha, promovendo campanhas de desparasitação e castração em todas as localidades, com o objectivo de unir o bem-estar animal à protecção da saúde pública.

“Quando cheguei à ilha do Maio, encontrei uma situação bastante complicada. Percebi que era essencial controlar a taxa de natalidade e promover a desparasitação, evitando doenças tanto nos animais quanto nas pessoas”, explicou Rossana Barbero, acrescentando que deixou Itália para se dedicar aos animais na ilha.

Todos os animais acompanhados pela Associação Joaninha estão devidamente registados e beneficiam de aCções mensais de desparasitação nas localidades, bem como de assistência em casos de vulnerabilidade.

ACtualmente, decorre uma campanha de castração em toda a ilha, que se prolonga até 27 de Julho, com o objeCtivo de dar continuidade ao controlo da população canina e felina no Maio.

Rossana Barbero destacou ainda a colaboração crescente da população neste processo, considerando-a “fundamental”, embora reconheça que ainda é necessário intensificar a sensibilização sobre a importância do bem-estar animal.

A Associação Joaninha espera permanecer por muito tempo na ilha do Maio, promovendo o bem-estar animal, a saúde pública e uma convivência mais harmoniosa entre a população e os animais.

RL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar