Cidade da Praia, 17 Jul (Inforpress) – O governo vai introduzir uma norma no Orçamento-2026 que permitirá o aumento da bonificação em 50% (por cento) da taxa de juros, contemplando os jovens que queiram adquirir casa própria.
Esta medida, segundo o primeiro-ministro, visa também contemplar os jovens que começam a constituir família ou que já a têm formado.
“Nós vamos aumentar essa bonificação para 50%, ou seja, metade do custo dos juros, que é aquilo que custa mais no crédito”, destacou Ulisses Correia e Silva, para quem, deste modo, se estará a criar as condições para que os jovens possam ter acesso à casa.
O chefe do governo fez este anúncio à imprensa, no término de uma visita que realizou hoje às moradias sociais na Zona K de Palmarejo Grande, na cidade da Praia e cujas construções que decorrem sob a direcção de quatro empreitadas distintas.
Normalmente os bancos exigem 20% a 30% de entrada e muitos jovens têm essa dificuldade, porque, por um lado, não têm ainda rendimento suficiente para cobrir os 30%, ou, por outro, ainda estão na fase de construção da família e têm alguma dificuldade.
Perante este tipo de situações o governo, adiantou Correia e Silva, vai introduzir um mecanismo de garantia, para, nas situações em que não haja total caução por parte do jovem de conseguir os 30% ou 20%, o Estado garante esses 20% ou 30%.
“Garantia significa que não vai dar dinheiro, mas vai dar um aval para que o jovem possa depois ter o crédito completo”, explicou, concluindo que o executivo adoptará um conjunto de instrumentos que vão facilitar o crédito de habitação e habitação jovem.
LC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar