Cidade da Praia, 14 Jul (Inforpress)-A Aldeias Infantis SOS e a Speech Care promovem, nos dias 15 e 16, na Cidade da Praia, uma formação sobre trauma para capacitar profissionais a actuar com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
Segundo uma nota a que a Inforpress teve acesso, a acção formativa, com a parceria da UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), será ministrada por uma pedopsiquiatra especialista em trauma, enviada pela organização portuguesa Speech Care, e destina-se a técnicos das áreas social, de cuidado e de saúde.
O objectivo principal da formação é capacitar os profissionais para uma actuação centrada no trauma, promovendo relações de cuidado mais seguras, respeitosas e restaurativas.
A iniciativa visa também aprofundar a compreensão sobre o impacto do trauma no desenvolvimento infantil a curto, médio e longo prazo, abordar o papel do cuidador na promoção do bem-estar e saúde mental, e definir as estratégias de intervenção e acompanhamento eficaz na recuperação das vítimas.
Segundo a mesma nota, a iniciativa decorre no âmbito do acordo de cooperação firmado em 2021 entre a Aldeias Infantis SOS e a Speech Care, que comtempla, entre outras acções, como o apadrinhamento de 18 crianças com Necessidades Educativas Especiais acolhidas nas Aldeias SOS de Assomada e São Domingos, bem como a capacitação contínua dos profissionais através de formações em Comunicação, Linguagem e Fala nas cidades da Praia e Mindelo.
A sessão de abertura terá lugar esta terça-feira, 15, às 9h00, no auditório do Banco Africano de Investimentos (BAI), em Chã de Areia.
KF/SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar