Achada Igreja, 11 Jul (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo (Picos) disse hoje que as obras da requalificação urbana da cidade de Achada Igreja, projecto financiado pelo Banco Mundial (BM), deverão arrancar no terceiro trimestre de 2025.
Ângelo Vaz falava em declarações à Inforpress, à margem da apresentação da obra de requalificação urbana do centro histórico da cidade de Achada Igreja, que contou com presença de munícipes de várias localidades deste município, representantes do BM e do Ministério das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação (MIOTH).
A iniciativa, financiada pelo Banco Mundial (BM) com um investimento de cerca de 300 mil contos, pretende transformar a cidade, para promover o desenvolvimento económico, social e turístico.
Na ocasião, o autarca destacou a importância da intervenção para o município, ressaltando que hoje é um “grande dia” para São Salvador do Mundo, uma vez que a requalificação de Achada Igreja é um sonho antigo que agora se torna realidade, especialmente neste ano de celebrações do 20º aniversário do município e 50 anos da independência de Cabo Verde.
O projecto visa criar uma via alternativa que facilitará a mobilidade, reduzirá o congestionamento no centro da cidade e estimulará o comércio local.
O presidente da câmara reforçou que a intervenção pretende transformar Achada Igreja num pólo de desenvolvimento, impulsionando o turismo e atraindo investimentos, além de melhorar a qualidade de vida dos seus habitantes.
“Estamos empenhados em promover uma cidade mais bonita, conectada e dinâmica, que possa se destacar como uma das pequenas cidades mais atractivas de Cabo Verde”, afirmou Vaz.
Por seu turno, o gestor do Projecto de Melhoria da Conectividade e das Infraestruturas Urbanas (PMCIU), César Pinto, explicou que após o lançamento do concurso decidiram realizar uma nova socialização do projecto com a comunidade, para esclarecer as mudanças feitas em relação ao documento inicial, incluindo a introdução de uma via alternativa que trará melhorias significativas para Achada Igreja.
Segundo o gestor, o lançamento do concurso público ocorreu a 18 de Junho de 2025, e o processo de selecção da empresa responsável deve ser concluído até Outubro deste ano.
O Governo de Cabo Verde, através do MIOTH, reafirmou o seu compromisso com projectos participativos e sustentáveis, voltados para o fortalecimento das comunidades e o desenvolvimento equilibrado do país.
A obra de requalificação urbana de Achada Igreja é uma iniciativa que “visa valorizar o município, promover o bem-estar social e estimular o crescimento económico mediante acções integradas e de longo prazo”.
Esta requalificação passa pela construção de uma via alternativa, asfaltagem da via principal, construção de uma nova rede de electricidade, construção do miradouro Boa Esperança, parque de estacionamento, instalação de equipamentos urbanos modernos, bem como incentivo à pintura das fachadas das casas, entre outras intervenções.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar