Mindelo, 11 Jul (Inforpress) – A organização do Kavala Fresk Feastival garantiu hoje à Inforpress que está tudo a postos para o arranque da 13.ª edição do evento que vai envolver 25 restaurantes, 14 espaços de grelha e várias actividades.
A informação foi avançada por um dos organizadores, Kisó Oliveira, que adiantou estarem agora nos pormenores finais e a “finalizar variáveis de última hora”, como a conclusão da lista de restaurantes e outros espaços gastronómicos, que deverão “invadir” a Avenida Marginal, no Mindelo, no sábado, 12.
Em princípio, segundo a mesma fonte, já estão programados a participação de 25 restaurantes para o “Pexe na Prote” e 14 estabelecimentos para o espaço de grelha, o denominado `Pexe na Braza´.
Esta última oferta que, conforme afiançou Kisó Oliveira, vai ser bem maior do que nos outros anos, abarcando a extensão desde a Réplica da Torre de Bélem (Museu do Mar) até os arredores do Mansa Marina Hotel (o conhecido Pont d´Água).
Entretanto, explicou, este ano não vai haver actividades na Réplica da Torre de Belém por se encontrar em obras.
Mas, Kisó Oliveira asseverou que, com certeza, não vão faltar motivos para os mindelenses deslocarem-se ao centro da cidade, para este festival que tem como rainha a cavala e nesta 13.ª edição animado por cerca de duas dezenas de actividades, tendo como pano de fundo as celebrações dos 50 anos da Independência de Cabo Verde.
A programação arranca na sexta-feira, 11, com o `Kavala cooking show´ que convida os chefs Viriato Pã (Guiné), Lamine Medina (Cabo Verde) e Aurore Luca (França) para aulas sobre gostos, temperos, texturas, sabores e degustação de pratos.
No sábado, 12, o dia do evento propriamente dito, as boas-vindas ao público são dadas com o `Mob kavala´, a partir da Rua d'Praia até à Avenida Marginal, que através dos instrumentos de sopro da Banda Municipal e da música “Oli Kavala fresk” convida a todos a fazer parte do Kavala Fresk Feastival.
O certame ainda é preenchido com uma exposição, na rubrica `Kavala & Art´, intitulada “Oceano em gravura” que vai apresentar obras em xilogravura e pirogravura da autoria de alunos da Escola Industrial e Comercial do Mindelo (a conhecida Escola Técnica do Mindelo) e do professor Jair Pinto.
Compõe-se também de uma parte mais educativa com aulas ministradas pela Escola do Mar (EMar) sobre segurança no mar, uma roda de conversa sobre pescas e economia Azul promovida pelo Instituto do Mar (IMar) sob o tema “Um legado de 50 anos, um futuro em construção”, e ainda um passeio educativo para crianças a partir dos 07 anos, sob o título “Navegando com consciência”, em parceria com a Guarda Costeira.
Na vertente desportiva, a festa da cavala faz-se com competições de basquete 3X3, no `Kavala na cest´, competição de natação e corrida de bote.
A parte cultural terá a presença de quatro grupos de Carnaval para venda de comes e bebes, no `Karnavala´, espaço também animado pelo artista Yakass e banda e DJ Djé.
Sem falar do `Kavala na mei d´mar´, um passeio de barco, na Baía do Mindelo, sob a voz de Elly Paris, acompanhada por Bau.
Na Praça Dom Luís recebe o `Kavala & Muska ´, iniciado com a colectânea de ``Vozes da Independência” constituída por Toy Pinto, Zizi Vaz e Dani Mariano, de seguida sobem ao palco Arymar e Ceuzany e por fim DJ Fat Boy, no `Kavala Party´.
Uma programação composta ainda de moda, teatro, animação infantil e muito mais que podem ser conferidos através do link https://www.sutori.com/en/story/programa-kff-xiii-2025--RPdSrjFZmumS9HkeVsLJbQjj.
LN/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar