Tarrafal, 08 Jul (Inforpress) – Uma delegação de Vila Franca de Xira, Portugal, composta por 11 pessoas, chegou hoje ao município do Tarrafal, para dar início a uma semana (08 a 14) de intercâmbio multidisciplinar voltado aos jovens locais.
Em declarações à Inforpress, a vereadora da Juventude, Educação, Formação Profissional e Empreendedorismo do Tarrafal, Teresa Correia, adiantou que o principal objectivo é estabelecer uma relação de proximidade mais sólida entre as câmaras municipais de Vila Franca de Xira e o do Tarrafal.
“Queremos fortalecer os laços entre as comunidades desses municípios, com foco especial nos jovens, pois eles representam o futuro do desenvolvimento de qualquer região,” afirmou.
Esta responsável destacou ainda que o intercâmbio possui diferentes objectivos para cada lado, pois, enquanto a Vila Franca de Xira busca ampliar a sua compreensão cultural e social, Tarrafal pretende criar oportunidades para os seus jovens, especialmente no combate ao fluxo migratório, que leva muitos jovens a buscar oportunidades em Portugal, muitas vezes com expectativas ilusórias.
Daí, evidenciou que para o Tarrafal, um dos focos do projecto é proporcionar aos jovens uma visão realista e consciente das possibilidades de estudo e trabalho, ajudando-os a tomar decisões mais informadas sobre o seu futuro, seja a investir na própria comunidade ou buscando oportunidades no exterior, mas de forma consciente.
O programa inclui três momentos principais, em que a primeira é a chegada da comitiva de Vila Franca de Xira ao Tarrafal, a segunda é uma viagem de um grupo tarrafalense a Portugal e, posteriormente, o retorno dos jovens ao município para participação num concurso de empreendedorismo local.
Durante a permanência dos jovens tarrafalenses em Portugal, estes vão ter a oportunidade de trabalhar ideias de projectos que vão ser apresentados num concurso e permitir a ingressarão no programa de ocupação jovem, em experiências laborais no município.
Entretanto, Teresa Correia explicou que a viagem que está prevista para ocorrer entre os dias 19 e 31 de Julho encontra-se pendente da aprovação de vistos pelo Centro Comum de Vistos, situação que pode impactar o andamento do intercâmbio, pois, os processos deram entrada no Balcão Azul, mas ainda não têm nenhum feedback.
Da parte do município português, Cláudia Prazeres, chefe da divisão da juventude de Vila Franca de Xira e responsável pela comitiva portuguesa que chegou hoje ao Tarrafal, ressaltou a importância desta troca de experiências.
“Veio uma equipa composta por jovens institucionalizados, com processos judiciais, e esta é uma oportunidade de conhecerem outras culturas, ampliar os seus horizontes e fortalecer laços de irmandade entre os nossos povos”, disse, reforçando que o objectivo é que esses jovens possam não só aprender, mas também contribuir e transmitir as suas próprias culturas.
Aliás, um dos jovens que veio de Vila Franca de Xira, Ricardo Martins, diz ter óptimas expectativas com esse intercâmbio e na bagagem da memória e da vida quer levar um pouco da cultura, da tradição, do bem viver do povo tarrafalense.
Esta iniciativa é a continuidade de uma visita feita em 2022, em que o presidente da Câmara Municipal do Tarrafal, José dos Reis, visitou Vila Franca de Xira, e reforçou o desejo de manter e ampliar essa parceria, especialmente na área da juventude.
O intercâmbio representa uma oportunidade valiosa para os jovens de ambos os municípios, na promoção do respeito, à inclusão e o entendimento intercultural, elementos essenciais para o fortalecimento das comunidades e o desenvolvimento sustentável de cada município.
A iniciativa visa não apenas promover o intercâmbio cultural e de experiências, mas também reforçar e retomar as relações de amizade e parceria entre os dois municípios, que tiveram o seu início em visitas e reuniões anteriores.
MC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar