São Vicente: Passageiros exigem resposta da CV Interilhas por cancelamento de viagens para São Nicolau e Sal

Inicio | Economia
São Vicente: Passageiros exigem resposta da CV Interilhas por cancelamento de viagens para São Nicolau e Sal
04/07/25 - 10:54 pm

Mindelo, 04 Jul (Inforpress) - Passageiros que deveriam viajar hoje com destino a São Nicolau e Sal dizem que vão ficar no cais do Porto Grande, em São Vicente, até terem uma resposta da CV Interilhas sobre os motivos do cancelamento da viagem.

Em declarações à imprensa, Bernardino Fortes disse que os passageiros estão a ser “sucessivamente enganados" pela companhia desde o dia 27 de Junho,  com várias marcações e cancelamentos de viagens.

“Isto é uma palhaçada, porque no dia 27 chamaram-nos a dizer que viajaríamos no dia 28, viemos de Santo Antão para ficar na casa de terceiros à espera da viagem e depois disseram-nos que a remarcaram para o dia 03. Voltaram a marcar para hoje e viemos outra vez de Santo Antão para viajar, mas disseram que não podemos viajar porque não há barco”, revelou o passageiro indignado. 

Segundo a mesma fonte, os sucessivos cancelamentos têm-lhe causado constrangimentos familiares e no trabalho, pelo que espera uma resposta da empresa de transportes inter-ilhas. 

“Os meus chefes já me disseram que a minha situação ficou delicada. Eu quero saber o que é que a CV interilhas vai fazer por nós”, questionou o passageiro que está na companhia do filho e da mulher que,  segundo diz, já perdeu o trabalho por causa deste constrangimento. 

Na mesma situação, Nádia Sousa disse que comprou a passagem de ida e volta para conseguir chegar a tempo ao Sal para voltar a trabalhar a partir de 01 de julho.

“Todas as vezes enviam-nos mensagens a adiar a viagem. Hoje chegamos em São Vicente às 10:00 e acreditava que ia viajar para poder começar a trabalhar amanhã às 11:00. Mas, às 12:00, nos enviaram uma mensagem que a viagem estava cancelada e não nos informaram a data de regresso”, explicou a passageira, acrescentando que não tem familiares em São Vicente, mas tem de se alimentar, beber e dormir e a CV interilhas não apareceu para lhes dar uma satisfação.

“Pelo menos deveriam informar-nos sobre o que está a passar. Se o barco está avariado então que nos devolvam o dinheiro em vez de nos enganar. Ontem venderam passagens para o dia 08 e fiquei animada, mas se cancelaram a nossa viagem os passageiros do dia 08 vão passar pela mesma situação”, concluiu, lembrando que os passageiros têm as suas responsabilidades mensais para cumprir.

Vony Medina disse que integra um grupo de oito passageiros que vieram de Santo Antão para viajar, mas o que a revoltou foi a irresponsabilidade da CV Interilhas porque quando chegaram na agência garantiram-lhes que a viagem seria realizada, o que não aconteceu. 

“A funcionária garantiu-nos que iniciaríamos a viagem às 17:00, mas quando formos fazer ordem de embarque enviaram-nos uma mensagem a informar que a CV Interilhas cancelou a viagem sem data de reposição. Perguntou-lhes onde é que vamos ficar com as crianças”, afirmou Vony Medina, para quem a empresa deveria informá-los sobre os reais problemas que impedem o barco de viajar.

Por isso, todos os passageiros exigiram a presença dos responsáveis da CV Interilhas para clarificar a situação.

Entretanto, na sua página nas redes sociais, a companhia de transportes inter-ilhas informou que procedeu a uma alteração na programação das viagens do navio Dona Tututa, com partida da ilha de São Vicente para São Nicolau programada para o dia 06 de julho, às 12:00.

Explicou ainda que “nos próximos dias o navio Dona Tututa continuará a assegurar as ligações das linhas redonda e Sotavento com o modelo operacional adaptado, prevendo a retoma do seu modelo operacional padrão a partir do dia 11 de Julho, sexta-feira”. 

A CV Interilhas diz reconhecer os constrangimentos sentidos pelas populações nos últimos dias e informou que estão a ser analisadas alternativas de transporte aéreo, para mitigar os transtornos enfrentados pelos passageiros.

CD/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar