CMP lança projecto Colorir a Praia para revitalizar turismo urbano e unir operadores turísticos

Inicio | Economia
CMP lança projecto Colorir a Praia para revitalizar turismo urbano e unir operadores turísticos
27/06/25 - 04:56 pm

Cidade da Praia, 27 Jun (Inforpress) - A Câmara Municipal da Praia promoveu hoje um encontro estratégico com operadores turísticos da cidade e apresentou o projecto “Colorir a Praia”, para dinamizar o turismo urbano através da valorização cultural, artística e ambiental da capital cabo-verdiana.

O encontro, que reuniu profissionais do turismo, empresários, guias turísticos e representantes de instituições privadas, teve ainda como objectivo fortalecer o turismo urbano e criar novas estratégias para o desenvolvimento sustentável do sector.

Sob o tema “Turismo na Cidade da Praia: Desafios e Potencialidades”, o evento abriu espaço para um diálogo participativo, onde foram discutidos desafios e prioridades do sector.

O presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, destacou a crescente aposta da autarquia no turismo e ressaltou que o maior desafio é promover a união e inclusão de todos os agentes do sector, desde operadores turísticos até taxistas e comerciantes.

“Precisamos abandonar a lógica de projectos temporários e investir em iniciativas sustentáveis e rigorosas que coloquem a Praia em destaque no turismo nacional”, afirmou.

Francisco Carvalho, que é também vereador do Turismo, destacou que o maior desafio está na união de diversos agentes envolvidos, designadamente hotéis, taxistas, comerciantes e outros operadores turísticos.

Por outro lado, o operador turístico Simão Levy reforçou a importância da colaboração entre o sector público e privado para o desenvolvimento do turismo na Praia.

“Pela primeira vez, vemos uma acção concreta da câmara municipal para aproximar os operadores e encontrar soluções conjuntas”, elogiou a iniciativa do encontro.

Levy realçou também que o objectivo central é formar melhores operadores para que conheçam os espaços da cidade e possam oferecer experiências mais completas aos visitantes.

Um dos projectos apresentados “Colorir a Praia”, coordenado por Laura Spínola, propõe acções de revitalização urbana e cultural que envolvem desde a pintura de fachadas até a criação de pontos turísticos com apelo visual e cultural, como escadas coloridas e murais artísticos.

A iniciativa também visa integrar comunidades locais, sobretudo jovens, promovendo capacitação e inclusão por meio do turismo cultural e sustentável.

Além disso, o projecto inclui acções de educação ambiental, utilizando resíduos sólidos das praias para criar obras de arte, aliando sustentabilidade e criatividade.

Essa combinação, segundo os promotores, visa não apenas a melhoria estética e cultural da cidade, mas também a valorização do turismo responsável, que respeita o meio ambiente e estimula o desenvolvimento económico local.

CG/SR//ZS

Inforpress/Fim

Partilhar