Cidade da Praia 20 Mai (Inforpress) - O Pátio Tchon de Morgado, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, acolheu hoje a 8ª edição do ArtEmpreend- Conversas abertas com a participação dos artistas Tutu Sousa e Hélder Cardoso, para partilhar experiências e projectar o futuro.
Com uma carreira consolidada de mais de 30 anos, o artista plástico Tutu Sousa disse, em entrevista à Inforpress, que o momento é para partilhar as experiências e projectar o futuro, por um lado, e, por outro, transmitir as vivências do mundo artísticos para os “amantes” da arte.
“Viemos partilhar as nossas experiências, tanto os bons como os maus momentos, pois a arte não tem apenas bons momentos, viemos partilhar todas as novas vivências artísticas, palcos pelos quais já passamos, mostrar os bons e maus momentos pelos quais passamos” explicou.
“Irei partilhar os prémios que recebi no Dubai, assim como os grandes palcos e feiras internacionais pelos quais já passei, bons e maus trabalhos realizados, tudo vai ser partilhado” salientou Sousa.
Na sua mensagem dirigida para o público, Tutu Sousa disse que as mensagens transmitidas não significam que todos vão passar pela mesma fase, mas que as mensagens são “balizas” estabelecidas para serem melhores.
Por seu turno, o artista plástico com 10 anos de carreira, Hélder Cardoso, informou que para viver da arte em Cabo Verde é necessário manter a “consistência e foco”, considerando-os elementos essenciais para o sucesso.
Cardoso explicou que para seguir no mundo empreendedor é necessário sacrifício, estudo, e ser de tudo um pouco para poder viver da arte.
“Viver da arte e ser empreendedor em Cabo Verde é necessário sacrifício, estudo e desbordar em várias funções para se poder viver da arte e do empreendedorismo, e também manter a consistência e foco para obter o sucesso”, explicou.
Cardoso apelou aos amantes da arte a aproveitarem as oportunidades de estarem na presença do artista plástico Tuto Sousa, que conta com uma carreira consolidada de 30 anos.
ArtEmpreend é uma iniciativa do governo de Cabo Verde, por intermédio do Ministério das Finanças e do Ministério da Cultura e das Indústrias.
A iniciativa "ArtEmpreend - Conversas Artísticas" foi concebida para estimular o empreendedorismo e impulsionar o desenvolvimento da economia criativa em Cabo Verde, através do diálogo e da troca de experiências entre artistas, empreendedores e o público.
O evento visa reforçar a interseção entre arte e negócios, criando um ambiente propício à inovação e ao crescimento do sector cultural.
KR/SR/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar