Cidade da Praia, 18 Mai (Inforpress) – A Câmara Municipal de São Domingos promoveu hoje uma feira de saúde na localidade de Cutelo Branco para aproximar a população dos serviços de saúde e sensibilizar a mesma sobre a importância da prevenção e do autocuidado.
Em declarações à Inforpress, a vereadora responsável pelo pelouro da Saúde e Educação, Ivanilde de Carvalho, explicou que a câmara municipal estabeleceu como uma das prioridades a promoção da saúde no município através da implementação de políticas públicas assertivas para dar resposta às demandas da população.
O evento, salientou, visa promover a consciencialização sobre a importância da saúde e bem-estar, além de oferecer serviços e informações relevantes para as comunidades dispersas de São Domingos.
“Esta feira surgiu em resposta a um apelo e iniciativa do agrupamento escolar de Cutelo Branco, então a autarquia local decidiu junto dos parceiros promover o evento aqui no agrupamento escolar”, realçou.
Conforme realçou, durante o evento serão realizadas consultas habituais de diferentes áreas da saúde e rastreios gratuitos, como medições de glicemia e tensão arterial, consultas com nutricionistas, entre outros para os pais e encarregados de educação, alunos, professores e moradores de Cutelo Branco.
Adiantou ainda que a feira de saúde conta com a participação da delegacia de saúde de São Domingos, Instituto Inova, Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente, tendo lamentado o cancelamento da participação de médicos especialistas cubanos na referida feira.
“Acreditamos que a feira de saúde pode ser uma ferramenta poderosa para promover a saúde e o bem-estar, e foi adaptada para atender às necessidades de diferentes grupos da população do Cutelo Branco e esperamos que no final o balanço seja bastante positivo porque estamos com uma boa adesão”, salientou.
Afiançou, por outro lado, que a câmara municipal de São Domingos está comprometida em continuar a trabalhar com foco no bem-estar da população local, através de diversas iniciativas municipais.
“Apesar dos vários desafios que enfrentamos na área da saúde, que ficou muito afectado com a pandemia, temos conseguido dentro das possibilidades da câmara municipal apoiar a nossa população não só na área da saúde, mas também da habitação e buscar soluções e acções que impactem positivamente os nossos munícipes”, afirmou.
CM/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar