Artista plástico Tutu Sousa regozija-se com o prémio de melhor artista plástico no VIE Fashion Week de Dubai

Inicio | Cultura
Artista plástico Tutu Sousa regozija-se com o prémio de  melhor artista plástico no VIE Fashion Week de Dubai
14/05/25 - 10:58 pm

Cidade da Praia, 14 (Inforpress) - O artista plástico Tutu Sousa disse hoje que ser reconhecido como melhor artista plástico no evento de moda internacional, o VIE Fashion Week, “é sinal de valorização do seu trabalho”, e oportunidade para novas parcerias.

O artista plástico cabo-verdiano Tutu Sousa foi um dos destaques de um importante evento internacional de arte e moda realizado de 08 a 11 do corrente mês em Dubai, onde recebeu o prémio de Melhor Artista Plástico.

Em entrevista à Inforpress, o artista informou que ficou surpreso com a distinção, e não escondeu a sua alegria e orgulho pela conquista, considerando-a um marco na sua trajetória artística.

Para o artista, o evento foi uma experiência enriquecedora e destacou ainda a importância da convivência com outros artistas, modelos e galeristas de diferentes partes do mundo, tendo informado que no evento houve premiação em diferentes categorias,  como melhor modelo, masculino, feminino, melhor designer, galeria, artista, desfile, actuação, performance, e de melhor artista plástico em que foi eleito. 

“Foi um espaço de troca de experiências e de criação de laços que perduram por toda a carreira. A arte e a moda andam sempre juntas, e esse intercâmbio é essencial para o crescimento artístico”, frisou.

 

Sousa revelou que participou do evento a convite da sua curadora Cristina Bernardini e da galeria 04 Gallery, com expectativas de realizar vendas e estabelecer novos contactos profissionais, frisando que o seu trabalho foi bem aceite pelo público.

 “O público recebeu o meu trabalho com muito bom gosto, fiz contactos com galeristas e projectei futuras parcerias. Isso dá margem para acreditar mais no que faço”, contou.

De acordo com o artista, o prémio traz algumas mudanças, mas também serve para continuar a desenvolver os seus projectos artísticos.

 “Sempre há mudanças quando se recebe um prémio, mas mantenho os pés no chão. Este reconhecimento serve para dar mais ´gás´e desenvolver ainda mais o meu projecto artístico”, explicou.

Sobre a importância de ter sido premiado em um mercado tão exigente quanto o dos Emirados Árabes Unidos, Sousa afirmou que “não é um mercado de fácil entrada, mas também não é impossível e é preciso trabalhar com rigor, qualidade e seriedade para chegar lá”.

Entre os próximos passos estão projectos de arte de rua e outras iniciativas que serão divulgadas em breve.

O objetivo, segundo ele, é continuar a promover a sua arte e levar o nome de Cabo Verde ainda mais longe.

Agradecido ao público, patrocinadores, família e à sua curadora, Sousa aproveitou para deixar uma mensagem aos jovens artistas.

“Trabalhem com seriedade e persistência, nem todos têm a mesma sorte, mas o sucesso está lá na frente para quem acredita e trabalha com dedicação”, conclui Sousa.

KR/SR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar