Mindelo, 02 Mai (Inforpress) – O cavalo Tranka Fulha, de Santo Antão, venceu a corrida realizada na localidade piscatória de Salamansa, em São Vicente, como uma das actividades das festas de Santa Cruz, padroeira da localidade.
Na prova, realizada no final da tarde de quinta-feira, 01, e que contou com cavalos de São Vicente, Santo Antão e Sal, Tranka Fulha levou a melhor na única categoria disputada, a de cruzados nacionais.
O seu jóquer, jovem mais conhecido por Taiuk, assegurou estar “muito satisfeito” com o resultado depois de “muita preparação” e dias e noites passados na cachoeira.
Além de Tranka Fulha, mais outros cinco cavalos foram premiados, Nancy (Santo Antão), em segundo, Raça Mau (São Vicente), em terceiro, Gentleman (São Vicente), Varsóvia (Sal) e Umar (Santo Antão), nos lugares subsequentes, que, receberam troféus e ainda prémios monetários entre 20 a 100 mil escudos.
O evento foi organizado numa parceria entre Associação de Hipismo de São Vicente (AHSV), Câmara Municipal de São Vicente e a Associação de Pescadores de Salamansa.
Em representação da organização, Edson Freitas Fortes, da AHSV, destacou a evolução da prova, feita pelo segundo ano consecutivo e que se afigura como mais uma corrida para motivar amantes da modalidade, que, em São Vicente, tem tido “poucos participantes e poucos cavalos”.
“É para motivar os proprietários e jogarmos juntos para tornarmo-nos mais forte”, Edson Fortes, que quer ver mais cavalos em São Vicente e assim diminuir a dependência de outras ilhas para a realização de provas.
Isto porque, no caso de Salamansa, tiveram, segundo a mesma fonte, de “insistir muito” para terem participantes de outras ilhas no evento, para não terem de ficar só cavalos sanvicentinos, que foram apenas quatro.
O reforço teve de ser feito com ajuda de Santo Antão, com três, e Sal, com dois.
A actividade enquadra-se nas festividades de Santa Cruz, padroeira da localidade de Salamansa, que está a ser assinalada, assim como todos os anos, com diversas actividades desde Abril e com o culminar marcado para dia 03 Maio, dia da referida santa.
LN/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar