Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) – O director-geral da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), Melchior Aissi, afirmou hoje que a reunião anual do comité de pilotagem dos apoios financeiros aos países membros da CEDEAO superou as expectativas e que os objectivos traçados foram alcançados.
Melchior Aissi fez estas afirmações à imprensa, quando fazia o balanço da reunião anual do comité de pilotagem dos apoios financeiros da OOAS aos países membros da CEDEAO realizada de 30 de Abril a 02 de Maio na Cidade da Praia.
Este encontro estratégico teve como principal objectivo avaliar o funcionamento dos comités nacionais de pilotagem, os apoios concedidos pela OOAS aos países e os resultados alcançados, bem como partilhar experiências, identificar pontos fortes e fracos, lições aprendidas e perspectivas futuras.
A reunião contou com a participação de membros dos comités nacionais de pilotagem, nomeadamente os representantes residentes da CEDEAO, membros do Comité de Administração e Finanças (CAF) da CEDEAO, parlamentares da CEDEAO, pontos focais da OOAS junto dos Ministérios da Saúde, gestores financeiros dos projetos nacionais da OOAS.
De acordo com o director-geral, no final do encontro ficou estabelecido que as demandas para a implementação dos projectos ao nível dos países sejam muito mais estruturadas com observações claras para o financiamento.
“Deve haver, agora, ao nível da Organização Oeste Africana da Saúde, uma linha clara sobre seu Programa Anual de Trabalho, um financiamento suficiente para apoiar todos os países”, salientou.
Realçou ainda a necessidade de serem disponibilizados mais meios em termos educativos aos países e tempo de execução dos projectos que respondam melhor às demandas das populações.
“A última recomendação é a de dar um pouco mais de meios ao país, ao comitê de pilotagem do País, para ir ao terreno e seguir os projectos em que o Comitê de Pilotagem do País apoiou financeiramente, ver se há uma concordância de meios educativos em relação às actividades feitas no terreno, ou seja, fazer o seguimento da implementação do projecto”, acrescentou.
A referida reunião do comité de pilotagem enquadra-se no âmbito da 26ª sessão ordinária da Assembleia dos Ministros da Saúde da CEDEAO a realizar-se-á de 4 a 10 de Maio de 2025, na cidade da Praia, Cabo Verde.
Mais de 100 intervenientes-chave reunir-se-ão para discutir políticas regionais de saúde e harmonizar práticas através de normas consensuais.
O tema escolhido para este ano é: "Reforçar os sistemas de saúde para um desenvolvimento sustentável e resiliente no espaço da CEDEAO".
CM/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar