Santo Antão/Ambiente: Ilha tem um verdadeiro tesouro natural que precisa ser protegido por todos – Terrimar

Inicio | Ambiente
Santo Antão/Ambiente: Ilha tem um verdadeiro tesouro natural que precisa ser protegido por todos – Terrimar
02/05/25 - 07:19 pm

Porto Novo, 02 Mai (Inforpress) - A Associação Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Terrimar), com sede na cidade do Porto Novo, informou hoje que Santo Antão, em matéria de plantas endémicas, tem “um verdadeiro tesouro natural que precisa ser protegido por todos”.

Esta organização não-governamental, que actua na conservação de plantas endémicas em Santo Antão, confirmou que esta ilha abriga 55 espécies de plantas endémicas das plantas de Cabo Verde, sendo 13 exclusivas desta ilha. 

Isso, segundo a Terrimar, constitui “um verdadeiro tesouro natural, que deve ser conservado pelas associações de cariz ambiental e instituições públicas, bem assim pela sociedade, de uma forma geral. 

No quadro das intervenções visando a conservação da flora endémica de Santo Antão, a Terrimar promoveu, nesta semana, um workshop sobre o tema “Flora de Santo Antão – Conexões para a Sustentabilidade”, que reuniu associações, instituições públicas e especialistas para fortalecer parcerias e criar sinergias em prol da conservação das plantas endémicas da ilha.

A Câmara Municipal do Porto Novo vai reforçar a parceria com a Terrimar com vista à conservação das espécies endémicas neste município, informou o vereador responsável pelo ambiente, Celso Medina, para quem as instituições públicas sozinhas dificilmente conseguirão vencer este desafio.

JM/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar