Festividades/São Filipe: Empresa Sigui Sabura é a festeira da Bandeira de São Filipe 2026

Inicio | Cultura
Festividades/São Filipe: Empresa Sigui Sabura é a festeira da Bandeira de São Filipe 2026
01/05/25 - 07:42 pm

São Filipe, 01 Mai (Inforpress) – A tradicional festa da Bandeira de São Filipe, uma das celebrações culturais mais emblemáticas da ilha do Fogo e do país, terá como festeira em 2026 a empresa Sigui Sabura, especializada na promoção de eventos culturais.

A empresa Sigui Sabura, que participa na edição deste ano das festas de São Filipe e que organizou, no dia 28 de Abril, a edição I Love Fogo, vai suceder a Casa das Bandeiras, festeiro deste ano que passa a bandeira para o novo festeiro.

Sócrates Carvalho, mais conhecido por Suca, um dos elementos da empresa Sigui Sabura, disse que a escolha da empresa para assumir as festas de São Filipe 2026 foi recebida com grande entusiasmo e destacou a honra e a responsabilidade da empresa liderar a festa mais grandiosa de Cabo Verde.

Em declarações à Inforpress, Suca expressou, em nome da empresa, a sua alegria e motivação para assumir o desafio.

"É uma grande alegria ser festeiro em 2026. Manifestamos nosso interesse e fomos escolhidos. A Sigui Sabura, com toda a sua experiência, vai organizar esta festa com muito orgulho", disse Suca na qualidade de porta-voz da empresa.

Ao apresentar as razões que levaram a empresa a abraçar este projecto, Suca apontou os “fortes laços” dos elementos da empresa com a ilha do Fogo, por um lado, e, por outro, porque tem acompanhado a festa desde os primórdios da criação empresa Sigui Sabura, entre 2013 e 2014.

“A principal razão é dar a nossa contribuição cultural para manter viva essa tradição", afirmou.

A Sigui Sabura, com anos de atuação no sector de organização e promoção de eventos, vê na festa da Bandeira de São Filipe uma oportunidade para inovar, sempre respeitando os valores históricos da celebração.

"É uma responsabilidade enorme, mas encaramos com prazer e dedicação. Queremos honrar a confiança depositada em nós", afirmou Suca, que acrescentou que apesar da tradição ser o pilar central, a empresa já começou a planear algumas novidades, que serão discutidas e aprovadas em conjunto com a Casa da Bandeira.

"Queremos trazer melhorias e inovações, sempre com respeito à essência da festa. A ideia é atrair mais público, tanto nacional quanto internacional, para fortalecer ainda mais a festa de São Filipe," explicou.

Com expectativas altas, Suca garantiu que 2026 será um ano memorável e acredita que será uma festa excelente.

“A festa da Bandeira de São Filipe é considerada a maior celebração de Cabo Verde e a edição 2026 promete ser uma das mais memoráveis. Acreditamos que será uma das mais memoráveis e faremos de tudo para que seja realmente incrível”, conclui o porta-voz da empresa Sigui Sabura.

A festa da Bandeira de São Filipe, celebrada anualmente em homenagem ao padroeiro da cidade e da ilha, é conhecida pela sua música, gastronomia e cultura, reunindo milhares de pessoas em um dos eventos mais movimentados de Cabo Verde.

Esta festa que combina elementos religiosos e profanos, refletindo a cultura com a devoção da comunidade, passou a coincidir desde a década de 90 do século passado com o Dia do Município de São Filipe (01 de Maio), mas é festejada a partir da segunda quinzena de Abril e com concentração de uma variedade de actividades desportivas, culturais, religiosas, políticas e de lazer na última semana de Abril.

A parte tradicional da festa termina no dia 01 de Maio, com as cavalhadas no largo de Alto São Pedro depois da missa/procissão e almoço dos cavaleiros e antes da passagem da Bandeira que é o último ponto.

JR/CP

Inforpress/Fim

Partilhar