Santo Antão: Deputados do MpD prometem influenciar Governo na resolução problemas de iluminação e desencravamento

Inicio | Política
Santo Antão: Deputados do MpD prometem influenciar Governo na resolução problemas de iluminação e desencravamento
30/04/25 - 08:51 pm

Ribeira Grande, 30 Abr (Inforpress) – Os deputados do Movimento para a Democracia (MpD), eleitos por Santo Antão, prometeram hoje influenciar o Governo na resolução dos problemas como iluminação pública e o desencravamento elencados pela população, após visita de três dias.

Os deputados do MpD disseram hoje, em declarações à comunicação social, no final de uma visita de três dias à ilha de Santo Antão, que estiveram no terreno a priorizar contactos com a população e a efectuar visitas a algumas obras nos concelhos do Porto Novo, Paul e da Ribeira Grande. 

Segundo a porta-voz dos deputados, Jaqueline Mota, as pessoas estão a reconhecer que mesmo em situação difícil o Governo está a conseguir fazer investimentos naquilo que assumiu com a ilha de Santo Antão, nos diferentes sectores.

“A nível de agricultura podemos destacar o programa de subvenção em que o Estado comparticipa com 50 (%) na compra de materiais para rega gota-a-gota e, também, o centro de expurgo construído no Porto Novo que já se encontra quase na fase final e os agricultores estão satisfeitos com o investimento. 

“Na saúde temos o centro de saúde Ribeira das Patas, e a nível das energias renováveis temos a central fotovoltaica que está na fase final", disse.

Em relação aos desafios recebidos no contacto com a população, Jaqueline Mota disse que, sobretudo, falou-se de problemas a nível da iluminação pública e do desencravamento, mas que os deputados prometeram continuar a influenciar na resolução dos problemas através dos programas do Governo que estão em curso.

“O Governo tem o programa Cabo Verde 100 (%) led, em curso com a Electra, e o objectivo é fazer a substituição de cerca de 40 mil lâmpadas led em todo o país. Acreditamos que através do programa, alguns problemas a nível da iluminação em algumas localidades na ilha de Santo Antão vão ficar resolvidos, e vamos fazer uma magistratura de influência para resolução das questões”, assegurou.

“Também, um outro desafio que a população falou durante a visita é a questão de desencravamento das localidades, mas sabemos que o Governo já fez muito no desencravamento, inclusive visitamos algumas obras como as estradas da Ribeira Fria e Ribeira dos Bodes (Porto Novo) e estamos aqui na estrada de acesso a Caibros (Ribeira Grande) em que o Governo está a dar resposta àquilo que é reivindicação da população no desencravamento das localidades para poder melhorar a situação da vida das pessoas, alavancar a economia local e o turismo”, referiu.

Conforme a mesma fonte, assim como nos outros municípios, também, no município do Paul, fizeram contactos com a população, operadores turísticos e comerciais, e uma visita às obras de requalificação em Penedo.

No final, a deputada Jaqueline Mota frisou que a segunda fase da construção do Porto do Porto Novo e um aeroporto para a ilha são os dois grandes projectos que os santantonenses aguardam com muita expectativa. 

EL/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar