Festividades/São Filipe: Inauguradas obras de requalificação urbana com asfaltagem de 12 vias urbanas

Inicio | Ambiente
Festividades/São Filipe: Inauguradas obras de requalificação urbana com asfaltagem de 12 vias urbanas
28/04/25 - 10:57 pm

São Filipe, 29 Abr (Inforpress) - O presidente da câmara de São Filipe, Nuías Silva, destacou hoje a persistência da autarquia na planificação estratégica para transformar o município numa referência nacional.

Ao presidir ao acto da entrega de obras de modernização urbana com a inauguração dos trabalhos de requalificação e asfaltagem de vias urbanas, Nuias Silva destacou o processo de modernização da cidade de São Filipe, iniciado há pouco mais de quatro anos.

Segundo o autarca, inicialmente a previsão era para asfaltar nove ruas, mas que, nesta fase, entregou um total de doze ruas asfaltadas com sinalização vertical e horizontal, parque de estacionamento e requalificação de passeios, e apontou a dimensão e os desafios enfrentados durante a execução da obra.

"Hoje, estamos oficialmente a entregar a obra a São Filipe, o que representa a modernização e requalificação das vias urbanas do município", afirmou Nuías Silva, que realçou que o compromisso inicial foi superado e que a câmara vai continuar a concluir as novas ruas prometidas. 

O edil reconheceu os constrangimentos enfrentados pela empresa responsável pela empreitada, como avarias nos equipamentos e limitações do mercado de construção civil cabo-verdiano, como escassez de mão de obra e problemas de transportes e pediu aos são-filipensses que avaliem a qualidade da obra e compreendam os atrasos, inevitáveis em projectos desta magnitude.

As ruas entregues estão devidamente sinalizadas, tanto horizontal quanto verticalmente, e a maioria delas já conta com sinalização turística e, segundo o autarca, a entrega simbólica da nova sinalização turística está marcada para terça-feira, ao meio-dia, e vai reforçar o carácter estratégico dos investimentos.

Além da asfaltagem já concluída, o município avança com novos projectos e no próximo mês de Maio, com asfaltagem do troço entre o Hospital São Francisco de Assis e a Praia de Nossa Senhora da Encarnação de modo a criar uma nova centralidade urbana para valorizar terrenos de emigrantes. 

Outro destaque é o projecto de requalificação do bairro de Beltches, com obras avaliadas em mais de 30 mil contos e que incluirá asfaltagem, iluminação LED, dinamização comercial, e a criação de espaços culturais, pedonais e monumentos em homenagem aos emigrantes.

Também estão previstas asfaltagem dos bairros de Terra Branca, Colômbia e Fonte Aleixo, e requalificação urbana de Achada São Filipe, Xaguate e Montinho, além da entrega, no próximo dia 30, dos arruamentos de Campo Novo, que melhoraram significativamente a drenagem e a acessibilidade da área. 

Em Outubro, explicou, será inaugurado o primeiro matadouro industrial de Cabo Verde, e o talho municipal, que irão reforçar a capacidade produtiva e fornecedora da ilha do Fogo em carnes suína, bovina e caprina.

 

No âmbito do projeto Beltches Mais Cultura e Arte, a câmara pretende transformar as ribeiras de Beltches e Fonte Aleixo em zonas periurbanas com áreas agrícolas irrigadas com sistemas gota a gota, promovendo a sustentabilidade, a produção local e o bem-estar das famílias.

"Estes são investimentos que aumentam a autoestima da nossa gente. Hoje, qualquer pessoa que venha a São Filipe percebe a dinâmica e a transformação em curso", referiu Nuías Silva.

O edil disse que no quadro do projecto de requalificação de Beltches vai-se criar uma pocilga municipal fora da cidade para deslocalizar as pocilgas domésticas que estão nesta ribeira e na ribeira de Fonte Aleixo.

A ribeira de Beltches será aproveitada para criar áreas de agricultura periurbana com sistema de irrigação gota a gota, e que as famílias seleccionadas terão a possibilidade de produzir vegetais, plantas ornamentais, flores e fruteiras, para poderem obter retorno sobre o investimento e melhorar as ribeiras.

JR/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar