Mindelo, 28 Abr (Inforpress) - O artista cabo-verdiano Roy Job, residente em Miami (EUA), realiza no sábado, 10 de Maio, com músicos nacionais, um show no Centro Nacional de Arte Artesanato e Design (CNAD), em homenagem à falecida sobrinha.
Em declarações à Inforpress, Roy Job explicou que o show deveria acontecer no ano passado, mas devido a alguns problemas teve que cancelá-lo.
“Já estava quase a cancelá-lo novamente devido à morte da minha sobrinha. Mas vou realizar este espectáculo em parceria com grandes músicos de São Vicente numa espécie de homenagem à minha sobrinha que faleceu recentemente”, avançou a mesma fonte.
Para esse espetáculo, Roy Job disse que vai contar com artistas já conceituados como Pelada, de Santo Antão, e outros de São Vicente, como Jimmy Silva, Djudjim, Tchenta, Kikas e ainda a bailarina Noelisa, Djonny do Cavaco e o grupo Sizal, este composto por jovens artistas de “boa qualidade musical”.
“Será um show interessante durante a qual vou apresentar muitas músicas novas que sairão no meu próximo CD, que será lançado provavelmente em Setembro, e algumas músicas do meu álbum antigo Dedication”, afirmou o artista, que fará regressar o jovem artista Yannick Almeida, da Boa Vista, para São Vicente para participar no espectáculo.
“Antigamente toda a gente gostava de vir a São Vicente para ouvir boa música e de qualidade. Agora, a qualidade esta a sair da ilha simplesmente porque não estão a criar condições aos jovens músicos para trabalhar”, argumentou.
Por isso, criticou “as bagatelas que se pagam aos músicos para uma noite de show em São Vicente", a "a falta de salas de espectáculo, com melhores condições e que conseguem albergar um maior número de espectadores" e ainda “falta de academias para o ensino de música” na ilha.
Roy Job é um cantor, compositor e instrumentista cabo-verdiano, filho do músico Jorge Job e irmão do instrumentista Djim Job, que vive desde 1974 nos EUA.
Antes, em São Vicente, integrou os grupos Os Alegres e quando chegou nos EUA integrou o grupo Jam Band, em 1980.
Como teclista trabalhou com vários artistas norte-americanos nos estilos soul, funk e R&B, como Boyz II Men, Sly Stone, Gwen McCrae, Joe Tex e KC and the Sunshine Band entre outros.
Além disso, trabalhou durante quatro anos como produtor com a Sony Music, período em que produziu artistas jamaicanos como Ky-Mani Marley, Shabba Ranks e Patra.
Também colaborou com o grupo Calema e com artistas cabo-verdianos como Belinda, Lura e ainda acompanhou em palco Cesária Évora, Bana, Mirri Lobo, Tito Paris, Ildo Lobo e Luís Morais entre outros.
Em 2018 lançou o CD “Dedication” e em 2009 sua composição “Xtoria d´bo Manera” foi distinguido como “música do ano” no Internacional Portuguese Music Awards, IPMA, realizado nos EUA.
O artista foi também distinguido nas categorias de “melhor coladeira”, “melhor produtor” e “álbum do ano” na gala Cabo Verde Music Awards no mesmo ano com o mesmo tema.
CD/AA
Inforpress/Fim
Partilhar