Cidade da Praia, 24 Abr (Inforpress) - Os atletas residentes em Cabo Verde que vão participar no Campeonato Africano de Natação Júnior, que arranca no Egipto no fim deste mês, exibiram a sua performance hoje durante uma sessão de treino na piscina da Escola Portuguesa.
Cabo Verde participa com onze atletas no Campeonato Africano Júnior de Natação que acontece no Egipto de 30 de Abril a 03 de Maio, tendo a Federação Cabo-verdiana de Natação feita a apresentação dos mesmos durante uma sessão de treino esta tarde, na piscina da Escola Portuguesa, em Cidadela.
A delegação nacional, que participa pela primeira vez nestas competições, será constituída por 13 elementos, sendo 11 atletas, igual número do ano passado no campeonato da Zona II, no Gana, dos quais três são oriundos dos Estados Unidos da América, um da França e os restantes de Cabo Verde, seis da Praia e um do Fogo, acompanhados por um treinador e um dirigente.
Com partida para o Egipto marcada para o próximo dia 28, os atletas seleccionados vêm, há cerca de dois meses, seguindo um “intensivo programa” de preparação com vista à sua participação no campeonato.
O secretário-geral da Federação Cabo-verdiana de Natação, Enrique Alinho, explicou que este campeonato é de um nível superior, comparado com o da Zona II, no ano passado, e que desta vez levam apenas atletas júnior.
“É a primeira vez que participamos num campeonato africano júnior, e a nossa expectativa é ganhar medalhas, não sabemos qual, mas temos quase certeza de que podemos ganhar. A maioria dos nossos atletas participa pela primeira vez num campeonato internacional. Estão motivados e espero que voltem com mais dedicação para a natação”, comentou.
Por seu lado, o seleccionador nacional, director técnico e vice-presidente da Federação Cabo-verdiana de Natação, José Maria Ibanez, também expectante em relação ao campeonato, conta que a preparação dos atletas residentes na Praia tem sido “muito produtiva” em termos de técnica, estilos e melhoria de rendimentos.
“Acho que no campeonato vai dar para perceber que estão a evoluir de uma forma importante. A preparação dos atletas nas instalações da piscina semi-olímpica da Escola Portuguesa tem sido um grande ganho. O ideal é ter outras condições, mas com as que temos não há nada a reclamar”, manifestou.
Os atletas Alícia Lopes e Pedro Batalha, com quem a Inforpress conversou, dizem-se felizes e animados, prometendo dar o seu máximo, esperando fazer um melhor tempo do que até agora têm feito.
No Campeonato Africano de Nação da Zona II, em Accra (Gana), no ano passado, a selecção cabo-verdiana de natação conquistou oito medalhas, dos quais sete de ouro e um de bronze, a nível júnior.
SC/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar